JANDIRA: Cidade Favo de Melda!

A VIOLÊNCIA

"Nossa geração não lamenta tanto os crimes dos perversos quanto o estarrecedor silêncio dos bondosos. (Martin L. King)

Tive pensando. Por que o instinto maldoso do ser humano está cada vez mais aflorado?

Por que querer eliminar e tirar o outro do caminho a todo custo? Por que querer se livrar daquele outro, semelhante? Por que se sentir tão incomodado com ele?

Será que sabe demais? E se sabe, sabe o que? Por que alguns temeria o que o outro teriam a dizer? Quais interesses estão sendo ameaçados, para que alguns simplesmente tenham a triste ideia de querer eliminar o outro?

Por todos os lugares nos sentimos inseguros. Há um lugar conhecido como Jandira onde se elimina pessoas à luz do dia. Mas o mais contraditório disso tudo é que na bandeira desse lugar encontramos os seguintes dizeres da Bíblia: “Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela...”. Parece uma brincadeira, mas é sério: estamos largados e entregues apenas às mãos de Deus, porque não há políticos na cidade, há sim, politiqueiros fazendo campanhas de forma inescrupulosa até em nome de Deus, mas são verdadeiros assassinos ocupando o poder, não assassinos porque matam, mas porque mandam matar, matam roubando, desviando verbas da saúde e da educação, deixando de fazer aquilo que era para ser feito quando foram eleitos. Um vereador não precisa ver uma mala de dinheiro a sua frente para votar ou não em projetos, ele foi eleito para aprovar ou não, basta ter ética e caráter e consciência , e se aquele projeto é bom para os habitantes de um bairro e do município, então por que tem que oferecer dinheiro em troca de um “Favorável ou “contra”, que é só isso que alguns sabem falar na hora. Ninguém precisa ganhar carros zeros da Benfica, nem fazer acordo com essa ou outros figurões do mundo obscuro dos negócios para ganhar as eleições. O povo já está cansado dos chamados “acordões” onde vereadores e prefeitos eleitos pelo povo vão fazer uma administração voltada para grupos poderosos lideres do capital. A elite podre financia as campanhas, o povo apenas elege para depois não ser representado em instância alguma, nos órgãos da justiça, nos postos de atendimento à saúde, nas secretarias ou em qualquer setor quem será que o povo irá encontrar nos gabinetes?

Secretário de transporte: testa de ferro da Benfica, indicado pela própria empresa!

Saúde: outro testa de ferro que vendeu o juramento de hipócrates por uma ninharia e o povo é tratado como nada.

Habitação: encontraremos alguém que lida com terras griladas, um grileiro na verdade, alguém que se apropria de terras públicas ilicitamente e se envolve com altas propinas favorecendo donos de imobiliárias.

O meio ambiente: alguém que irá mandar abrir outros “Vales Verdes” por ai e depois plantar umas arvorezinhas para camuflar os crimes ambientais cometidos.

O secretário da educação: é alguém envolvido com venda de diplomas.

Quem será que encontramos nos altos escalões da prefeitura?

Enfim, não nos iludamos jandirenses, não seremos representados por pessoas que ganham eleições por conta do dinheiro, o capital burguês que é despejado nas ruas, as trocas e as barganhas eleitoreiras que ocorrerão, apesar de ser crime, não seremos representados no Poder Legislativo, nem no Executivo e nem no Judiciário, porque quem financia os nossos candidatos com mais chances de ganhar (sempre os mesmos) é o capital de grandes e poderosos grupos, e por que não dizer, até o crime organizado. Então só resta ao cidadão uma coisa: ir para as ruas e colocar a boca no trombone, denunciar ao Ministério Público e levar às suas queixas aos juízes e promotores, e exigir respostas destes sobre os desmandos na nossa cidade. Faço um apelo à sociedade jandirense: nas próximas eleições não vote por favores, nem por barganhas mesquinhas, não vetem por favores, saibam que quando um desses políticos fazem um favores só estarão lhe mandando um recado: “Deixem-me roubar vocês”. O voto trocado, negociado e barganhado é um cheque em branco para um ladrão, é a procuração do lacaio dos lacaios, o voto é um direito que deve ter como resposta do político o dever de ser o primeiro a cumprir a Lei. Voto é sagrado, não deve ser vendido e nem trocado. Quem troca seu voto por um cargo sem concurso, por uma cesta bichada, um remédio, um socorro médico estará apenas piorando a situação da saúde, e jogando milhares de crianças, gente inocente na sarjeta, estarão ajudando a desprezar os velhinhos e os nossos jovens que sem saber que rumo tomar, vão parar nas bocas do tráfico e nos vícios. Quem vende ou negocia o voto está trocando o livro pelo revolver, incentivando o crime, e os politiqueiros praticantes da politicália estarão prontos a cada eleição a negociar a sua cabeça e a de outros cidadãos do seu bairro. Depois de ganharem, eles te tratarão como gado, mas como diz Geraldo Vandré: “Mas com gente é diferente. Porque gado a gente marca, tange fere engorda e mata. Se você não me escutar, não posso me desculpar, vou deixar você de lado, vou pegar minha viola e vou cantar noutro lugar”.

Com certeza, todos os males que assistimos nesta cidade, em nossa cidade, só tem prevalecido porque os BONS estão ficando calados. Apenas alguns corajosos como Maura e Zezinho, dois vereadores aguerridos, estão tentando fazer aquilo que todos os vereadores deveriam fazer: fiscalizar, denunciar e apurar os fatos para tentar mostrar à população o que estão fazendo com a “Cidade Favo de Mel”. Estão saqueando, penhorando os nossos bairros, colocando cabeças à prêmio, vendendo a alma ao diabo. Jandira está sendo pilhada por ladrões profissionais, gente de dinheiro, poder e negociatas. Nossas crianças não tem direito ao lazer, nosso habeas corpus e nosso direito de viver e exercer nossa liberdade plena está sendo negado, há relatos de mulheres sendo perseguidas por veículos em plena luz do dia por pessoas convidando-as para entrar no veículo até nas imediações da delegacia civil, mulheres que antes iam fazer caminhada na praça de Eventos já estão com medo e estão parando de ir fazer suas caminhadas. Até quando vamos conviver com isso? Quando voltaremos a caminhar com tranquilidade pelas ruas e praças de Jandira de novo?

Quantos morrem ou assassinados ou pela péssima condição de saúde na cidade mais evangélica da região? Por que o mal está triunfando na Cidade da Fé? Por que, como diz Martin Luther King, os bons se calaram, e o silêncio dos bons é estarrecedor, diz o autor da frase. Então é hora dos bons gritarem mais alto, sair do anonimato e tomar as rédeas dessa cidade. Os politiqueiros inescrupulosos já estão se atacando e se devorando como serpentes venenosas, estão se articulando e formando a corrente do mal para continuar mandando na cidade. Alguns já começaram a mudar de lado, e a ciranda das substituições e troca de partidos começou. Será que estão brincando de fazer política. Simplesmente saem de seus partidos e vão procurar encostar-se naquele que tiver mais chances de ganhar... Gente de direita indo para partido de esquerda, e gente que nunca vestiu a camisa da esquerda, exibindo a estrelinha do PT sobre a camisa. Agora? Por quê? Cuidado eleitores! Haverão muitos lobos em pele de cordeiro nessas eleições. Saibam discernir!

Eu, sou apenas mais um simples cidadão, professor que há mais de 20 anos atua em escolas públicas sucateadas no Jardim Gabriela e nas imediações do Fátima, Oswaldo Sammartino, em outros bairros por onde lecionei, não vi grande progresso, os postos de saúde sem atendimento médico, os bares abertos até altas horas, os jovens e as crianças sem ter aonde ir, porque na cidade não tem lazer, a educação, base para a cidadania, sendo jogada no lixo. Enquanto isso terceirizam um hospital que já é ruim por um valor altíssimo de repasse de verbas públicas: mais de um milhão de reais!

Eh he he, terceirizar virou um bom negócio para particulares e políticos.

Jandira tá tão descuidada que nem os animais estão aguentando mais, foram flagrados dos saguis na grade da escolinha Edson Alves, próxima ao cemitério. Talvez para chamar a atenção dos nossos políticos e da sociedade, para que olhem com mais ATENÇÃO para a nossa cidade.

Mas não queremos como prefeito ex-petistas que se venda por 30 moedas de prata, queremos pessoas, se não perfeitas, pelo menos um pouco menos suja como alguns que já conhecemos. Dos males o melhor! Não podemos entrar no discurso fajuta de alguns que acha que ninguém serve, alguém tem que governar, não vivemos numa sociedade anarquista, e quem fala e atira para todos os lados deve ser melhor, então deveria candidatar-se. Não se prega a anulação de voto, mas os 100% “bons” pregam, generalizam, só eles são bons e nem sei por que estão nesse planeta imperfeito, deviam estar no paraíso fazendo companhia para os santos. Há muitos sujos falando mal dos mal lavados. Eu prefiro acreditar que é possível melhorar sempre. Já parou pre pensar que quem vive atirando para todos os lados sempre procurou uma beirinha na prefeitura? Muitos que falam hoje, já lamberam as botas sujas da corrupção, mas enquanto estava bom para eles, ficaram quietos, depois que perderam a boquinha, inclusive em escolas que funcionavam como “bico”, falam que ninguém presta. Não adianta: se não todos, pelo menos grande parte dos que atiram para todos os lados e falam pra caramba, de todos os candidatos e diz que nenhum presta, já esteve lá. Já comeu no prato dos caras de paus corruptos e tem um pesinho lá sim. Conheço alguns!

Para quem já esteve lá as vezes é melhor ficar calado!

“Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera" (Che Guevara)