Primeira presidenta do Brasil

1º de janeiro de 2011 foi um dia histórico para o Brasil, em que tomou posse a primeira presidenta eleita pelo voto popular, Dilma Vana Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), mineira descendente da Bulgária, com 63 anos de idade, formada em economia. Conforme a revista norte-americana Newsweek, o (a) ocupante do cargo de presidente do Brasil, é a pessoa mais poderosa da América Latina, devido o país ter status de potência regional.

Cerca de 30 mil pessoas lotaram a praça três poderes para assistirem a posse de Dilma Rousseff. Também estavam presentes na posse de Dilma, jornalistas e autoridades do mundo inteiro. Toda a festividade foi acompanhada ao vivo pela televisão e internet.

A oposição sempre criticou Dilma, por nunca ter sido eleita para nenhum cargo e nem ter experiência administrativa. Dilma foi secretária do Governo de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. E no Governo de Lula foi ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil, ganhando a confiança de Lula, que a convidou para disputar a Presidência.

Dilma Roussef quando se lançou candidata à presidência da República Federativa do Brasil era desconhecida do eleitor, mas com o apóio do então presidente Lula cresceu nas pesquisas e foi para o 2º turno disputar com José Serra (PMDB – SP). E com a força do partido e influência das mulheres venceu com mais de 50% dos votos válidos.

Com a posse de Dilma, o Brasil já soma 36 presidentes. O primeiro presidente foi o Marechal Deodoro da Fonseca eleito pelo voto indireto. Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil eleito pelo voto direto (popular). O que mais governou foi Getúlio Vargas, ficando no poder por 18 anos. O que menos governou foi Carlos Luz, que ficou no poder por apenas 04 dias. 05 presidentes ainda estão vivos. São eles: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.

A eleição de uma mulher para a presidência do Brasil é muito importante para a consolidação da nossa democracia, porque democracia é também não ter discriminação contra as mulheres; e é também uma grande conquista para as mulheres. Homens e mulheres são todos iguais, com as mesmas capacidades intelectuais. O que nos diferencia um dos outros são a nossa luta e determinação. E Dilma além de inteligente, é uma mulher de luta e determinação. E é disso que nós brasileiros estamos precisando para nos comandar.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/01/2011
Reeditado em 13/01/2011
Código do texto: T2726499
Classificação de conteúdo: seguro