Ameaça de cassações
O Tribunal Superior Eleitoral - TSE, em uma sessão que se estendeu até a madrugada do dia 04-03-09, cassou o mandato do governador do Maranhão Jackson Lago (PDT), que é acusado de abuso de poder e compra de votos na eleição de 2006. O TSE também decidiu que a senadora Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada na eleição referida assume o Governo.
Mas o governador Jackson Lago só deixará o cargo depois que esgotarem todos os recursos a seu favor no Supremo Tribunal Federal - STF. Ou seja, a sua cassação ainda depende de outra decisão a ser confirmada pelo TSE.
Há menos de um mês, isto é, no dia 17-02, o TSE confirmou a decisão que cassou o mandato do então governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB), acusado de utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, e determinou a posse do então senador José Maranhão (PMDB).
Outros 06 governadores estão sob a ameaça de serem cassados por irregularidades eleitorais. São eles: Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina; Ivo Cassol (sem partido), de Rondônia; Marcelo Déda (PT), de Sergipe; Marcelo Miranda (PMDB), de Tocantins; José de Anchieta (PSDB), de Roraima; e Waldez Góes (PDT), do Amapá. As cassações devem ocorrer ainda este ano, pois ano que vem acontecerá as eleições para governadores.
O TSE está de parabéns por estar tomando estas decisões de cassações. São exemplos para as eleições futuras, pois numa democracia deve haver a igualdade entre os candidatos de disputarem os cargos eletivos. Enfim, é preciso acabar com o vale-tudo para se elegerem, como o abuso de poder econômico, a captação ilícita de votos e o uso de propaganda ilegal. Estamos no caminho certo, com certeza.
(publicando no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 06-03-2009)