Por que Raul Seixas bebia tanto?

Certo dia eu li uma frase bastante filosófica e que me fez refletir sobre o mestre. A frase que li me fez perguntar: “Por que Raul Seixas bebia tanto?”, pode ser que o que venha a falar nesse texto não tenha nada a ver, mas acredito que tem certo fundo de verdade. Vamos à frase: “Algumas vezes um homem inteligente é forçado a ficar bêbado para passar um tempo com os burros”, do escritor americano Ernest Hemingway.

Uma frase curta e bem direta. O Raul é um dos homens que mais me inspira a escrever porque sei da capacidade intelectual deste baiano magricelo. As suas ideias são extremamente originais, profundas, desafiadoras, e acima de tudo ousadas. Ele falava coisas que até hoje me deixa arrepiado! Eu sempre digo para as pessoas e principalmente os meus amigos que não subestimem o Raul, ele era muito bom e sempre que eu tenho uma oportunidade ou uma inspiração deixo bem claro nos meus textos.

O nível intelectual do Raul Seixas estava tão acima do restante da população que acredito mesmo que parte do seu vício por bebidas se deve ao fato de ele ter ideias tão complexas pipocando em sua mente, que seriam quase impossíveis de se compreender caso ele as expusesse. Essa é uma reflexão bem interessante e até hoje ainda não tinha feito. Ele sempre foi muito inteligente e no fundo sabia que deixaria seu nome marcado na história, não só da música brasileira, mas nos sonhos, perspectivas e escolhas de muitas pessoas.

Eu posso afirmar categoricamente que aprendi muito com ele e continuo aprendendo. Quanto mais escuto as suas músicas, novas ideias me vem à mente, mais criativo fico e mais informações consigo extrair de suas músicas. Inclusive eu gosto até de dizer aos meus amigos que as músicas do Raul não são pra se ouvir só por ouvir, são músicas para serem literalmente estudadas e destrinchadas.

Muitas vezes as suas mensagens eram colocadas tão nas entrelinhas que só quem é bem inteligente consegui entender ou só quem passa muito tempo ouvindo, ouvindo e ouvindo de novo, consegue fazer com que “caia a ficha” sobre a verdadeira mensagem da música. Eu já fiz nesta página a abordagens de várias músicas que consegui entender um pouco mais a ideia que ele queria transmitir e você pode ler acessando os arquivos.

Quero concluir falando sobre a questão das PERSPECTIVAS. Eu garanto que se você a partir de hoje olhar para o Raul tendo como ponto de partida essa frase do Ernest Hemingway nunca mais vai achar que ele é um louco que só queria saber de beber, fazer arruaça, desrespeitar regras, ser Deus etc. Ele nunca foi nem nunca será nada disso, ele era um verdadeiro gênio, que infelizmente morreu muito cedo e deixou uma perda irreparável para a música brasileira. Raul é único e eterno. Jamais o Brasil terá outro como ele, por mais que queiram e se esforcem.

Ele sempre foi muito solitário porque a nossa sociedade tem muita dificuldade de conviver com gênios. As pessoas naturalmente se afastam, por muitos motivos: inveja, sentimento de inferioridade, incompatibilidade de ideias, medo de perder os próprios valores e ideais etc. Só com essas últimas ideias já poderia escrever outro texto, mas vou deixar que você reflita sobre elas. Um grande VIVA ao mestre Raul Seixas.

Raul Seixas, o Pai do Rock Paraná

De um fã de Raul Seixas
Enviado por Paulo Seixas em 30/09/2023
Código do texto: T7898033
Classificação de conteúdo: seguro