Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Filho de Almir Sater, fera no Violão e na Viola, é!



[...] que minhas cinzas alimentem a erva
E que a erva alimente outro homem como eu
Porque eu continuarei neste homem
Nos meus filhos [...] Raul Seixas
 
Sim, o artigo é sobre a musicalidade dos Saters, portanto, é conveniente que iniciemos cantando:

Dia de tudo ter ou de nada ter

Desde cedinho horas pra se viver / Dia para plantar

Dia pra colher / O mesmo dia de sempre

O velho sol / Se esparramando pelo Pantanal

Os ruralistas, Almir Sater, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Roberto Corrêa e tantos outros, são tidos como as vozes da música raiz; porém, não é preciso ser cátedra em música para saber que as letras e as harmonias os remetem também à originalidade da M.P.B e outros estilos.

Quem tem as raízes e origens fincadas no campo, pode respirar o perfume de gasolina nas grandes megalópoles, desfilar as manias dos padronizados nas passarelas dos shoppings, caminhar de chinelos havaianas nas orlas das praias, fazer selfie ao lado do velho barbudo Papai Noel, enfim, pode virar o Planeta de ponta cabeça; porém, jamais nega seu estilo acaipirado, caboclo de fala arrastada, chapéu de aba larga cobrindo a cabeça.
 
Uma caneca de café quente na mão e ao som crepitante de lenha seca, dedilhando a viola para as lu'estrelas, nunca deixa de apreciar um papo descontraído com os amigos ao redor de uma fogueira. Fora o pulsar da vida no todo, é disto que o caipira evoluído gosta...; é isto que a originalidade do caboclo quer!

Por volta de 18 anos, Gabriel transitava por uma estrada com miríade de confluências. Direita ou esquerda; seguia a caminhada ou estacionava onde estava; Norte ou Sul; Leste ou Oeste? Optou por seguir, tocar em frente, em linha reta, afinal, munido com todos os apetrechos necessários à aventurosa peregrinação, por que mudar a rota? Fazer o que se gosta e quer: prenúncio de felicidade incondicional!

Todavia, precisava consultar algum "Druida" das cordas sobre as maneiras de como desvencilhar-se da prostituição midiática, mantendo no entanto, os passos firmes em direção à conquista e realização como músico, compositor e violeiro; foi quando apareceu a figura de seu pai.

© obvious: http://obviousmag.org/ministerio_das_letras/2020/09/filho-de-almir-sater-fera-do-violao-e-viola-e.html#ixzz6XXaw01GY

Inclusive com a postagem de 1 show ao vivo no SESC SP.
Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 07/09/2020
Reeditado em 09/09/2020
Código do texto: T7056724
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Mutável Gambiarreiro
Jegue é - Tovuz - Azerbaijão
3086 textos (69159 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/03/21 22:18)
Mutável Gambiarreiro