MENINAS CANTORAS DE PETRÓPOLIS
Ao criar na Rede Sócio-Cultural Poetas e Escritores do Amor e da Paz (PEAPAZ), o Tópico “Tertúlias Poéticas de Natal”, localizado no Grupo “Tertúlias Poéticas”, inseri alguns vídeos das Meninas Cantoras de Petrópolis, publicados no Youtube.
O angelical som que ressoa no meu escritório, desde então, motivou o anseio de conhecer a origem do grupo. Sendo assim, aventurei-me pelo mundo virtual em busca de algumas informações, que possibilitaram o nascimento do breve texto, da minha autoria, que exponho ao leitor.
Profissional da música desde 1960, o maestro em destaque foi discípulo de renomados mestres como Arnaldo Estrella (piano) e Ester Scliar (harmonia, análise e composição). Na Europa especializou-se em técnica vocal, regência e formação coral, além de cumprir estágios em seculares instituições musicais, entre estas: “Meninos Cantores da Catedral de Regensburg” (Alemanha), “Meninos Cantores de Viena”(Austria), “Meninos Cantores de Tölz” (Baviera), e “Coro Pontifício da Capela Sixtina” (Roma), oportunidade em que teve como mestres Georg Ratzinger, Hans Gillesberger e Gerard Schmidt-Gaden.
O ápice do seu curriculum, no concernente à formação de vozes e técnica coral, fixa-se no coro de “Meninos Cantores da Abadia de Montserrat”, reconhecido por “L’Escolania de Montserrat” - Coro de Meninos atuante desde o século IX nos ofícios da Abadia Nossa Senhora de Montserrat, em Barcelona. Nomes relevantes para a música espanhola e catalã abrolham do grupo, como Fernando Sor, Padrer Antonio Soler e Narciso Casanovas.
Escolania de Montserrat - the Basilica of the Abbey of Montserrat - Catalonia - Spain
Em Montserrat, o maestro Marco Aurélio estudou com o mestre e monge beneditino Dom Ireneu Segarra, que dirigiu os meninos cantores por 50 anos. Atualmente, nenhum grupo suplanta, em qualidade vocal e técnica, o famoso grupo etário.
Nascimento do grupo Meninas Cantoras de Petrópolis
Em 1976, o Maestro Marco Aurélio Xavier fundou em Petrópolis, Rio de Janeiro, um coro do tipo etário – primeiro grupo formado somente por meninas, dos sete aos dez anos de idade -que passou a ser denominado Meninas Cantoras de Petrópolis.
As pequenas candidatas submetem-se a rigorosa ponderação concernente aos seus pendores para a música. O estudo é contínuo e intenso e abrange matérias teóricas e técnicas vocais. O método de ensino é o mesmo aplicado pela “L’Escolania de Montserrat”.
Lendário maestro inglês, Sir George Martin
Maestro Sir George Martin e as Meninas Cantoras de Petrópolis
Músico e Maestro de ideias revolucionárias que ofereceram novo sentido aos conceitos pré-estabelecidos da produção musical, Sir George Martin foi o grande responsável pelo maior fenômeno de todos os tempos: “The Beatles”. A partir de impecável e assombrosa aptidão para descobrir novos talentos, além da competência para a criação de arranjos musicais e produção artística, lança ao Mundo diversos “Mega Stars”, entre esses - Grupo América, Elton John, Celine Dion e Michel Jackson.
Em 1993, numa apresentação histórica para um público de mais de 100.000 espectadores, as Meninas Cantoras de Petrópolis cantam sucessos dos Beatles, sob a batuta do lendário maestro, num concerto efetivado pelo “Projeto Aquarius”, na Quinta da Boa Vista, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Arrebatado pela grandiosa e original arte das meninas cantoras, Sir George Martin encanta-se de tal forma, que ao lançar suas memórias no livro “SGT PEPPER'S”, destaca-as: “[...] Só os Anjos cantam assim...”
Em 1997, convida-as para interpretarem o hit “Ticket to Ride”, no disco In My Life – o último da sua carreira - ao lado de grandes celebridades como Celine Dion, Phill Collins, Jeff Beck, Robin Willians e Sean Connery.
Trajetória artística das Meninas Cantoras de Petrópolis
Durante sua trajetória as meninas cantoras apresentaram-se em programas de TV, shows, filmes, minisséries, novelas e telejornais, além de gravarem discos com ícones da música brasileira, entre outros: Roberto Carlos, Gilberto Gil, Ivan Lins, Simone, Chitãozinho e Xororó, Sandy e Júnior, Fafá de Belém, Fábio Júnior, Xuxa, Angélica, José Augusto, Vanderléia, The Fevers, Luiz Ayrão, Vanderlei Cardoso, Elizeth Cardoso, Hebe Camargo, Selma Reis e Agnaldo Raiol. Mais de 8 mil publicações em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras glorificam o prestígio das pequenas cantoras em meios políticos, religiosos, esportivos, empresariais e artísticos. A qualidade sonora e angelical das suas vozes alcança e emociona o coração das pessoas, em quaisquer condições sociais.
Cronologia dos eventos mais relevantes
- no site das Meninas Cantoras de Petrópolis -
Telefone para contato: (24) 2231-7711
Texto formulado por Sílvia Mota com fulcro nas informações e fotos capturadas nos sites:
MENINAS cantoras de Petrópolis. Disponível em:
http://www.meninascantoras.com.br/maestro.htm. Acesso em: 19 dez. 2011.
VÍDEO. Youtube. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=0Zf2WpggH6M&feature=related. Acesso em: 19 dez. 2011.