Mediação e Moderação

Inicio este texto com a seguinte pergunta: – Qual a razão de existir Mediação e a Moderação? Mediar significa alguém olhar de longe observar, deste modo, não intervir. No meu ponto de vista, Mediar, é deixar a pessoa agir, sendo somente direcionado caso fuja do senso comum. Já a Moderação é observar se o que se diz se comporta ao que se espera, e deste modo, modera-se para não deixar o que não se julga correto passar batido.

No Instagram, sinto uma moderação através o algoritmo. Estou há dias tentando compreender o comportamento de uma máquina. Para isto, cria-se um perfil teste e faz lá os seus testes.

No Recanto das Letras, escreve-se um texto, ele ficará em evidência enquanto estiver no feed, e logo após, tem um certo ranqueamento de escritores, sobre as leituras. Somente um gerenciamento. Não há deste modo, alguém, julgando os textos para observar a relevância tipo: Há coerência e coesão? As estruturas são mesmo no formato conto? Esta na categoria correta? E assim vai. A escrita é criativa aqui. E também possui a possibilidade de deixar sem a opção de comentar no corpo do texto. Ou deixar comentar na esperança de ler o que o leitor observou no texto.

As regras do jogo são válidas, e você leitor que observa aqui, sente que estou quebrando várias regras:

A primeira o formato que não esta sendo conto, e sim um texto argumentativo.

A segunda, a falta de elementos de ficção científica, exemplifiquei de modo rápido algoritmo, e voltei ao argumento, afim de, convencer você leitor do meu argumento.

A terceira é o exagero de um narrador onisciente. Estou conversando com você leitor de modo ativo, então é um "fazer a escrita" Acho importante e usual este posicionamento ao ato de escrever.

Quando lemos um texto, eu acho bastante interessante também saber a motivação do escritor, por este modo, sinto a necessidade do leitor experiente buscar saber do que se trata.

Daí a quem lê aqui no Recanto das Letras, pode ler a escrivaninha do escritor, ou ao menos, dar uma passeada por ela. Neste confere básico, podemos compreender melhor as motivações do escritor. Sendo assim, (somente um exemplo) um escritor que gosta de escrever textos de terror, por exemplo, e se aventura a escrever ficção científica, ao leitor, observará que o que o motivou na escrita anteriormente pode haver elementos no corpo do seu texto. Um todo da escrita, chamo de assinatura literária.

O escritor que escreve terror, pode sim se aventurar a escrever outros gêneros, apesar de ser usual manter um padrão de escrita é importante respeitar o escritor.

Em um papo de escritor, necessariamente acho importante termos um pouco de ética no comentar. Um bom comentário bem embasado e descrevendo o que melhorar, ou até mesmo demonstrando que o texto lhe causou certo interesse:

É saudável e interessante, nunca seria um ato de moderação ou mediação. Afinal as relações estão sendo respeitadas.

Mas quando falta critérios? Deve de sobrar o bom senso.

O bom senso de sempre tentar de diversos modos respeitar as pessoas, não destruir sonhos com palavras ofensivas, e entender que todos aqui como escritores estamos numa ânsia única: Ser lido.

Todavia também há outra ânsia. Escrever, para enfim praticar. É aqui que quero chegar.

Meu ato de escrever queria que fosse diário. Um dia destes assisti o Pedro Bial, entrevistando Isabel Allende. E ela disse deste modo: Sou uma escritora e escrevo diariamente de modo disciplinado, gostando ou não: Escrevo. Pois, segundo ela, é importante o ato: Escrever.

Pensando neste pressuposto, escrevo. E estes dias quis sim, escrever ficção científica, e vou continuar escrevendo, afinal o espaço é aberto e possui aqui diversos saberes, pessoas respeitosas, outras nem tanto. Aprendo.

Aprendi que nunca devo ser grosso no texto de quem quer que seja, afinal, por vezes o comentário, é algo para engrandecer o texto. Se o texto lhe causou distanciamento. Parte para outro. Se o autor não lhe agradou. Passeie por aí até encontrar o que lhe agrada.

Escrever é um desprendimento.

Sei que é extremamente ofensivo a quem lê, seguindo as suas experiências, ler um texto que não lhe agrade, mas entenda intrépido leitor, que você cresceu até a sua literatura refinada. Deixe o amiguinho trilhar seu caminho. Não seja pedra de tropeço na escrita de alguém.

Ah sim, a nossa amada e querida. Ficção Científica, onde Isaac Asimov, PKD e Arthur Clarke nos demonstrou o B,A,BA.

Estes dias estou vendo vídeos, lendo artigos e tentando me inteirar sobre o assunto. Voltar a escrever, sobre o tema. E voltar a escrever.

Depois continuarei com meus textos testes. Entenda aqui como uma continuidade do texto: O redator.

Anônimo
Enviado por Waldryano em 28/07/2022
Reeditado em 01/08/2022
Código do texto: T7569925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.