Sobre as nove MUSAS...

Calíope - Eloqüência. Significado do nome: "Formoso rosto"A mais velha e mais distinta das nove Musas. Ela é a Musa da eloqüência e da poesia épica ou heróica.

Calíope ("linda voz") é a mãe de Orfeu e Linus com Apolo. Ela foi árbitro da disputa de Adônis entre Perséfone e Afrodite. Seus símbolos são um pergaminho, tábua de escrever e estilete.

Clio - História. Outros nomes KleioSignificado do nome "Proclamadora" Clio A Musa da História. Com Pierus, rei da Macedônia, ela é a mãe de Jacinto. A ela é atribuída a introdução do alfabeto fenício na Grécia. Seus símbolos usuais são um rolo de pergaminho ou um conjunto de tábuas para a escrita.

Erato - Poesia amorosa. Significado do nome: "Adorável" A Musa da poesia lírica (elegia), particularmente a poesia amorosa ou erótica, e da mímica. Ela é representada usualmente com uma lira.

Euterpe - Música. Significado do nome : "Delícia"

Euterpe, pela cultura grega, é uma das nove Musas de Apolo. Seu nome significa "plena alegria" ou "delícia". Nascida de Zeus e de Mnemosyne, a deusa da memória, juntamente com as outras oito irmãs, Euterpe é a Musa da música e da poesia lírica. Ela também é a Musa da alegria e do prazer e do tocar de flauta, e a ela atribui-se a invenção da flauta dupla, que é o seu símbolo.

Originalmente as Musas eram as divindades da primavera, depois foram chamadas de deusas das várias inspirações humanas. As nove Musas cantavam e dançavam, lideradas por Apolo, nas celebrações de deuses e heróis. As Musas induziam a memória dos humanos e inspiravam escritores e artistas.Melpômene -Tragédia Significado do nome: "Coro"A Musa da tragédia. Ela é usualmente representada com uma máscara trágica e usando os coturnos (botas tradicionalmente gastas e usadas pelos atores). Algumas vezes ela segura uma faca ou bastão em uma mão, e a máscara na outra.

Polínia - Poesia lírica. Significado do nome: "Muitas canções"Polínia é a Musa grega do hino sagrado, da eloqüência e da dança.Ela é representada usualmente numa posição pensativa ou meditativa. Ela é uma mulher de olhar sério, vestindo num longo manto e descansando um ombro num pilar. Algumas vezes tem um dedo na boca.

Terpsícore - Dança. Significado do nome: "Delícia de dançar"A Musa Terpsícore. Seu símbolo é a lira. De acordo com algumas tradições, ela é a mãe da sereias com o deus ribeirinho Aquelau.

Talia - Comédia. Significado do nome: "Festividade"

Talia é uma das Musas gregas, e ela preside a comédia e a poesia leve. Seus símbolos são a máscara cômica e um cajado de pastor. Talia também é o nome de uma das Graças (Cáritas).

Urânia - Astronomia. Significado do nome: "Rainha das montanhas"A Musa grega da astronomia e da astrologia. Ela é representada com um globo na mão esquerda e um prendedor na direita. Urânia veste-se com um manto bordado com estrelas e ela mantém seus olhos fixos no céu.Compton's EncyclopediaEncyclopedia Mythica

Traduzido e adaptado por Moacir Índio da Costa Júnior.

Tradução e adaptação - Moacir Índio da Costa Júnior
Enviado por Paulo Tácito em 29/06/2020
Código do texto: T6991150
Classificação de conteúdo: seguro