FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Racionalismo inatista de Descartes

René Descartes estabeleceu um arquétipo intrigante para a filosofia da sua época, tendo como ponto de partida o desafio cético.
 
Em Descartes distinguem-se três tipos de ideias: inatas, adventícias e factícias. as primeiras nascem com o indivíduo, as segundas chegam-lhe através dos sentidos e as terceiras são originárias da sua imaginação.
 
A respeito das ideias inatas, afirma Kant que não são inventadas pelo indivíduo, mas produzidas pelo entendimento sem recurso à experiência. permanecem no ser, em algum lugar profundo da sua mente, sendo-lhe concedida a liberdade de pensá-las ou não. essas ideias são as marcas do criador e representam as essências verdadeiras, imutáveis e eternas e, por tal razão, fundamentam todo o saber científico.
 
Descartes ressalta que ao descobrir tais ideias pressente não aprender nada de novo, mas tão somente recordar o que já sabia.
 
No intuito de atingir o conhecimento, descartes expôs o seu próprio método fundado especialmente na dúvida, alicerce do ceticismo. mas, a dúvida em descartes é metódica, colocando-se sempre no deflagrar do processo epistemológico e jamais no fim.
Na reflexão de Descartes (2001, p. 23), para chegar ao conhecimento através desse método são necessárias quatro etapas distintas:
a) recusar tudo aquilo que não seja claro, evidente e incontestável;
b) decompor uma questão em quantas partes forem necessárias, para analisá-las individualmente;
c) dirigir o pensamento ordenadamente, dos objetos mais simples para os mais complexos;
d) analisar detalhadamente as conclusões, de tal modo, que nada se perca.
Percebe-se, assim, o principal método de Descartes: o questionamento de toda a verdade que lhe era oferecida, passando-a primeiro pela triagem da razão e desconsiderando tudo o que a razão não aceitasse. é preciso negar “como absolutamente falso” tudo aquilo que expresse a mínima dúvida (2001, p. 37). A partir dessa estratégia, inicia-se pelos mais simples pensamentos, ascendendo pouco a pouco, até alcançar os pensamentos mais complexos.
Por meio desse método, descartes alcança três relevantes conclusões: a existência do ser humano, a existência de deus e o conhecimento do mundo (2001, p. 40 et seq.)
 
Descartes assegura que tudo o que existe provém de causa inteligível, ainda que não possa ser elucidada de fato, como ocorre com as divagações em torno da origem do universo. para o filósofo, a dedução é o método por excelência da investigação filosófica e é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. descartes remata seu pensamento ao expor que o racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, esteados por um conhecimento a priori - aqueles que não passam pela experiência e são formulados pela razão.
Descartes expõe o resultado das suas reflexões, sobrepondo-as aos múltiplos campos da ciência. concebe o universo como um maquinismo desmesurado e os organismos vivos como autônomos complexos.
 
Referência
 
Descartes, René. Discurso do método. Tradução por Maria Ermantina Galvão. Revisão da tradução: Mônica Stahel. Título original: Le Discours de la méthode. 2. ed. 3. Tir. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
 
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 22/06/2020
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