CLASSIFICADORES NA LIBRA
 
Existem várias línguas de sinais no mundo que servem para descrever, indicar a movimentação ou localização de pessoas, animais e objetos. Nas Línguas de Sinais, os Classificadores facilitam contar histórias e ter habilidades em identificá-los.
 
Um classificador é uma forma que existe em número restrito em uma língua e estabelece um tipo de concordância. Na LIBRAS, os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância. Portanto, na LIBRAS, os classificadores substituem o nome que as precedem, podendo vir junto ao verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Sendo assim, os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA.
 
Os classificadores para PESSOA e ANIMAL podem ter plural, que é marcado ao se representar duas pessoas ou animais simultaneamente com as duas mãos ou fazendo um movimento repetido em relação ao número.
 
Os classificadores para COISA representam, através da concordância, uma característica desta coisa que está sendo o objeto da ação verbal.
 
Não se deve confundir os classificadores, que são algumas configurações de mãos incorporadas ao movimento de certos tipos de verbos, com os adjetivos descritivos que, nas línguas de sinais, por estas serem espaço-visuais, representam iconicamente qualidades de objetos. Por exemplo: Se desejo dizer nestas línguas que “uma pessoa está vestindo uma blusa de bolinhas, quadriculada ou listrada”, essas expressões adjetivas serão desenhadas no peito do emissor, mas esta descrição não é um classificador, e sim um adjetivo que, embora classifique, estabelece apenas uma relação de qualidade do objeto e não relação de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA, que é a característica dos classificadores na LIBRAS, como também em outras línguas orais e de sinais.
 
REFERÊNCIAS
 
BERNARDINO, Ediléa Lúcia Almeida. O uso de classificadores na língua de sinais brasileira. Disponível em: a href="http://www.revel.inf.br/files/6ecf02602b4f746097e5749734cfd433.pdf>">http://www.revel.inf.br/files/6ecf02602b4f746097e5749734cfd433.pdf>;. Acesso em 29 setembro 2015.
 
CLASSIFICADOR na Libras. Disponível em: a href="http://lelma-aprendendocomastic.blogspot.com.br/">http://lelma-aprendendocomastic.blogspot.com.br/
2012/11/classificador-na-libras.html>. Acesso em: 5 outubro 2015.
CURSO intermediário de Libras. Disponível em: a href="http://profpedro.weebly.com/uploads/1/9/6/8/19683539/pdf-intermediario_introducao_parametros.pdf>">http://profpedro.weebly.com/uploads/1/9/6/8/19683539/pdf-intermedia...;. Acesso em 30 setembro 2015.
 
DINIZ, Bárbara. As categorias gramaticais na Libras. Disponível em: a href="http://bdinizzpinho.blogspot.com.br/2010/09/as-categorias-gramaticais-na-libras.html>">http://bdinizzpinho.blogspot.com.br/2010/09/as-categorias-gramatica...;. Acesso em 20 setembro 2015.
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 22/06/2020
Código do texto: T6984401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.