Verbos direcionais e verbos não direcionais em Libras
Verbos direcionais: são verbos que possuem marca de concordância. A direção do movimento marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto:
Sujeito > Verbo direcional > Objetos
Exemplos: ver, perguntar, responder, ensinar, aconselhar, ajudar, ir, encontrar, avisar,
Verbos não-direcionais: são verbos que não possuem marca de concordância.
Exemplos: estudar, trabalhar, brincar, conhecer, aprender, acostumar, gostar, comer, beber
Quando se faz uma frase é como se eles ficassem no infinitivo.
Os verbos não-direcionais aparecem nas seguintes subclasses:
a) verbos ancorados no corpo: são verbos realizados com contato muito próximo do corpo. Podem ser verbos de estado cognitivo, emotivo ou experiencial. Exemplos: pensar, entender, gostar, duvidar, odiar, saber; e verbos de ação, como: conversar, pagar, falar, acostumar;
b) verbos ancorados no objeto: quando os verbos incorporam o objeto, alguns parâmetros modificam-se para especificar as informações.
Exemplos:
- CORTAR a árvore, CORTAR o papel, CORTAR o cabelo, CORTAR o pão, entre outros.
- TROCAR beijos, TROCAR socos, TROCAR presentes, TROCAR cadeiras, entre outros.
- COMER a maçã, COMER uma bolacha, COMER pipoca, entre outros.
c) verbos com negação: quando os verbos incorporam a negação em si.
Exemplos:
- Não quero discutir com você (querer).
- Não tenho nenhuma bala (ter).
- Não sei onde está o livro (saber).
- Não posso trabalhar hoje, estou doente (poder).
Verbos direcionais: são verbos que possuem marca de concordância. A direção do movimento marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto:
Sujeito > Verbo direcional > Objetos
Exemplos: ver, perguntar, responder, ensinar, aconselhar, ajudar, ir, encontrar, avisar,
Verbos não-direcionais: são verbos que não possuem marca de concordância.
Exemplos: estudar, trabalhar, brincar, conhecer, aprender, acostumar, gostar, comer, beber
Quando se faz uma frase é como se eles ficassem no infinitivo.
Os verbos não-direcionais aparecem nas seguintes subclasses:
a) verbos ancorados no corpo: são verbos realizados com contato muito próximo do corpo. Podem ser verbos de estado cognitivo, emotivo ou experiencial. Exemplos: pensar, entender, gostar, duvidar, odiar, saber; e verbos de ação, como: conversar, pagar, falar, acostumar;
b) verbos ancorados no objeto: quando os verbos incorporam o objeto, alguns parâmetros modificam-se para especificar as informações.
Exemplos:
- CORTAR a árvore, CORTAR o papel, CORTAR o cabelo, CORTAR o pão, entre outros.
- TROCAR beijos, TROCAR socos, TROCAR presentes, TROCAR cadeiras, entre outros.
- COMER a maçã, COMER uma bolacha, COMER pipoca, entre outros.
c) verbos com negação: quando os verbos incorporam a negação em si.
Exemplos:
- Não quero discutir com você (querer).
- Não tenho nenhuma bala (ter).
- Não sei onde está o livro (saber).
- Não posso trabalhar hoje, estou doente (poder).