PROPOSTA DA PROFESSORA THEREZINHA DE JESUS CONDE PINT9
PRIMEIRO SEMESTRE 2016
O objetivo deste Fórum B é ampliarmos a reflexão sobre Didática e discutirmos acerca dos fundamentos da didática e os reflexos na formação do aluno da educação básica. Em outras palavras:
quais os reflexos na formação do aluno da educação básica quando o professor respalda sua prática nas tendências liberais e progressistas/críticas de ensino?
qual a contribuição desse professor?
que tipo de formação esse professor está oferecendo ao aluno?
que tipo de sociedade esse professor está ajudando a construir?
Mas, atenção, aqui nos interessa a sua opinião formada, não busque definições prontas em sites, textos, livros, etc.; e, sim, a partir de seus estudos, o que você tem a acrescentar? Faça um texto único articulando as ideias sem fragmentá-las, lembrando que estabelecer relações entre os conteúdos é um saber necessário à docência; procure também postar suas ideias com autonomia, (re)elaborando o que lê - determinado por outros autores; assim, mostramos coerência entre o nosso discurso e as ações e ainda exercitamos o papel de professores pesquisadores X reprodutores. 
 
RESPOSTA
 
Cara Professora Therezinha de Jesus Conde Pinto,

A Didática Liberal Tradicional valoriza o acúmulo do conhecimento. Informa; não forma. Fixa-se na quantidade e não na qualidade. O professor é mero transmissor do conhecimento e não provoca o aluno à reflexão crítica da realidade na qual se insere. Por outro lado, quando o professor respalda sua prática nas tendências liberais e progressistas/críticas de ensino, coloca o estudante em patamar diferenciado. Como sujeito do conhecimento, o discente passa a enxergar os fatos sociais de forma diferenciada e a valorizar o conhecimento na prática cotidiana. Essa, aliada aos conteúdos transmitidos em sala de aula, contribui para a construção de um novo saber, através do exercício diário do pensamento crítico-reflexivo.

Deve-se levar em conta, que a sala de aula por si só não propicia um encontro articulado entre teoria e prática, pois é apenas um dos espaços de prática do ensino – o locus diferenciado, no qual se desenrola o encontro de professores e alunos para transmissão e recepção do conhecimento essencial à formação básica. Ao novo professor, não basta transmitir o conhecimento a um grupo de alunos, que apenas balançam as cabeças em aprovação ao que lhes é transmitido, mas é preciso direcioná-los à prática do saber construído à base de inquirições conscientes e determinantes. Por tal motivo, a necessidade de estimular o aluno às pesquisas, que oferecem abertura aos debates e seminários, entre outras atividades intelectuais, que rejuvenescerão o conhecimento tradicional, apegado ao passado.

Cabe ao docente tornar a sala de aula mais sedutora, movendo-se para além da sua capacidade técnica e conceitual. Precisa manejar corretamente os artifícios técnicos de ensino e os recursos didático-pedagógicos colocados à disposição nos dias atuais, num esforço contínuo para despertar no aluno o desejo e a responsabilidade de transformar o mundo no qual vive. Ao contrário, empobrecerá o conteúdo teórico-filosófico das disciplinas básicas e o conteúdo teórico-prático das matérias profissionalizantes.

Não se pode olvidar, que o processo de ensino-aprendizagem é dialético, num movimento constante de ensinar e aprender ao mesmo tempo.
Cordialmente,
Sílvia M L Mota
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 21/06/2020
Código do texto: T6984264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.