PROPOSTAS DA PROFESSORA DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
SEGUNDO SEMESTRE 2016
Proposta 1) A professora Carla costuma planejar detalhadamente suas aulas, fazendo uso dos elementos ou etapas que constituem o planejamento (objetivos educacionais, conteúdos de ensino, metodologia, recursos didáticos e avaliação). A professora Janaína, contudo, prefere não planejar, reproduzindo muitas vezes o planejamento dos anos anteriores.
a) Considerando a postura adotada pela Janaína, quais são os riscos/prejuízos para a aprendizagem do aluno quando o planejamento não é realizado?
Proposta 2) Tomando como base uma das tendências pedagógicas (escolha uma delas), ou seja, os fundamentos da didática, responda:
b.1) Como você trabalharia o conhecimento científico?
b.2) Qual seria o objetivo educacional, ou seja, o sentido dessa prática respaldada nessa tendência pedagógica escolhida?
Proposta 3) Vamos colocar em prática os conhecimentos sobre Planejamento. (ATIVIDADE ESTRUTURADA)
Orientações: Sendo aluno do curso de Pedagogia, escolha uma disciplina: ciências, português, matemática, história ou geografia e elabore um plano de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para o curso de História, escolha um tema da disciplina de História para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Para o curso de Letras, escolha Língua Portuguesa ou outro idioma para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Para o curso de Matemática, escolha um assunto relacionado à Matemática do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Itens do Plano de Aula
Disciplina/Série:
Tema de Aula:
Objetivos Específicos e Geral:
Metodologia de Ensino:
Recursos Didáticos:
Avaliação:
Fontes de Consulta: é a literatura especializada que você teria que estudar para ministrar tal tema de aula escolhido.
SEGUNDO SEMESTRE 2016
Proposta 1) A professora Carla costuma planejar detalhadamente suas aulas, fazendo uso dos elementos ou etapas que constituem o planejamento (objetivos educacionais, conteúdos de ensino, metodologia, recursos didáticos e avaliação). A professora Janaína, contudo, prefere não planejar, reproduzindo muitas vezes o planejamento dos anos anteriores.
a) Considerando a postura adotada pela Janaína, quais são os riscos/prejuízos para a aprendizagem do aluno quando o planejamento não é realizado?
Proposta 2) Tomando como base uma das tendências pedagógicas (escolha uma delas), ou seja, os fundamentos da didática, responda:
b.1) Como você trabalharia o conhecimento científico?
b.2) Qual seria o objetivo educacional, ou seja, o sentido dessa prática respaldada nessa tendência pedagógica escolhida?
Proposta 3) Vamos colocar em prática os conhecimentos sobre Planejamento. (ATIVIDADE ESTRUTURADA)
Orientações: Sendo aluno do curso de Pedagogia, escolha uma disciplina: ciências, português, matemática, história ou geografia e elabore um plano de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para o curso de História, escolha um tema da disciplina de História para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Para o curso de Letras, escolha Língua Portuguesa ou outro idioma para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Para o curso de Matemática, escolha um assunto relacionado à Matemática do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
Itens do Plano de Aula
Disciplina/Série:
Tema de Aula:
Objetivos Específicos e Geral:
Metodologia de Ensino:
Recursos Didáticos:
Avaliação:
Fontes de Consulta: é a literatura especializada que você teria que estudar para ministrar tal tema de aula escolhido.