Ensino eficiente e eficaz da Língua Portuguesa

PROPOSTA
Caro aluno,
 
Este é o espaço em que você poderá estudar junto com os seus colegas e seu professor os pontos mais sensíveis do conteúdo de sua disciplina. A partir do resultado dos exercícios disponibilizados na disciplina seu professor irá identificar quais os pontos com mais dificuldade de acerto no grupo e, estes pontos, serão trabalhados neste Fórum de Discussão. Com o avanço da disciplina, novos pontos podem ir surgindo e, consequentemente, os temas irão também se alterando, mas isso não impede que você retorne, no momento em que desejar, a um ponto anteriormente comentado.
 
Utilize o FÓRUM DE DÚVIDAS para perguntas objetivas e utilize este espaço, preferencialmente, para discussões acerca dos temas colocados pelo docente. Suas colocações serão pontuadas pelo professor com o padrão de estrelas demonstrado ao lado considerando sempre a pertinência do comentário muito mais do que conceitos como “certo” ou “errado”, portanto, não se preocupe em acertar uma colocação, muito mais importante do que isso, é o quanto você contribui para o enriquecimento do entendimento do tema.
 
RESPOSTA
 
Cara Professora,
Um ensino eficiente e eficaz da língua portuguesa exige mais do que o mero culto aos manuais de gramática normativa, porque essa modalidade de ensino aprisionará o aluno às regras que, em muitos casos, afasta-se do seu contexto linguístico. Considero relevante que se trabalhe em sala de aula a leitura e a produção de textos que demonstrem as diversas variações linguísticas. Ao meu olhar, ler e escrever são exercícios que se pretendem diários e que desenvolverão no aluno a capacidade de utilizar adequadamente as regras consideradas padrão.
Cordialmente,
Sílvia M. L. Mota
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 21/06/2020
Código do texto: T6984087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.