DIGA NÃO AO PLÁGIO (?)

Pude constatar a preocupação de alguns amigos escritores, com a questão do plágio e dos direitos autorais. Até, participei de algumas campanhas contra, embora isto nunca tenha me preocupado, a grande verdade é que sempre haverá os que criam e os que copiam.

Num mundo extremamente globalizado, com o fluxo de informações sendo geradas instantaneamente a cada segundo, talvez essa rapidez, junto a facilidade de divulgar essas informações sejam a causa da polêmica.

Escrevo desde o tempo em que leiteiro entregava leite às portas das casas. Nunca imaginei ter milhares de leitores, nem os aplausos destes. Também, não me sinto criador nem descobridor de nada. Tenho o objetivo claro de escrever, o que faço pelo simples prazer de escrever, nunca ganhei dinheiro com meus escritos. Nem como jornalista, nem no mercado editorial. Apenas uns míseros trocados para a cerveja, ganhei muito foi aborrecimento, na época em que não podíamos nos expressar livremente; fui preso algumas vêzes pela polícia do Exército, por fazer poesia panfletária, que sempre teve má fama. Poeta panfletário sempre foi a puta da literatura, simples grito de protesto. Mas isto são águas passadas, cada época com seus problemas.

Quanto ao plágio, a inveja é a melhor forma de elogio, rconheço a mediocridade do meu trabalho. Se me dessem uma caneta de ouro nem assim poderia escrever como um Drummont por exemplo. De qualquer forma, meus escritos não são meus, e sim de quem se utiliza deles. Fico muito lisonjeado se alguém fizer bom uso dos meus humildes rabiscos, sentirei muito orgulho disso.

Há muitos blogueiros, que não fazem outra coisa a não ser copiar e colar (Ctrl+c - Ctrl+v). O que não é de todo mal, pois assim, estão selecionando o que deveríamos ler ao invés de ficarem produzindo "TRASH".

LEMBRETE :

Na bagagem

Não esquecer os sonhos

Eles são o mapa

T@CITO/XANADU

Paulo Tácito
Enviado por Paulo Tácito em 07/05/2020
Código do texto: T6939798
Classificação de conteúdo: seguro