ASPECTOS DA POESIA

A poesia assim como a linguagem, se dá como fato inerente as construções de pensamento do homem, pois não há dentro da sociedade um só grupo étnico que seja desprovido da poesia. Ela se insere em todos os povos, dos mais técnicos até os mais primitivos. Através da denominação de linguagem podemos também abarcar outras formas de comunicação e expressão das sociedades, desta maneira a poesia se afirma junto com a música e a dança.

É importante lembrar que a definição de verso pode ter um sentido parecido com o de “retorno”, assim como no verso temos também a repetição desempenhando um papel do qual estamos conscientes. Na linguagem poética, os acentos, as divisões e sílabas são sequências equivalentes e passíveis de análise.

Existe um fator fundamental dentro da poesia que relaciona som e sentido, com isso as palavras vão sendo transformadas a cada momento, e estabelecendo novas metáforas e novos nexos. Existem vários fatores de construção que são relevantes na poesia como: aliterações, metonímias, metáforas, rimas, ou estruturas rítmicas, mas o que realmente esta sempre em jogo é a relação entre som e sentido.

Muitas vezes confundimos a questão estética do fazer poético, quando achamos, por exemplo, que pequenas rimas dentro de uma carta de amor entre namorados podem ser denominado como poesia, ou que textos bonitos com idéias profundas também podem ser classificados da mesma forma. Existem com certeza diversos textos dotados de sentimento ou cheios de profundidade, emoção e organização estética, mas não podemos dizer que são de fato poemas.

Outro fator relevante diz respeito às diferentes interpretações que podemos ter quando se trata de um poema traduzido. É fato que o sentido de uma palavra jamais pode ser transcrito fielmente para diferentes idiomas, pois uma língua traz consigo um valor cultural implícito, o que explica de certa forma a opacidade inerente ao mundo das palavras.

Fe Costa
Enviado por Fe Costa em 12/03/2013
Código do texto: T4183909
Classificação de conteúdo: seguro