Poesias versus outras formas de Escrita

Poesias Versus outras formas de Escrita 070.312

Em meus textos no Recanto das Letras, tenho observado que às poesias sempre são destinadas menos leituras que às outras formas de escrita.

Óbvio que isto chama a atenção e requer uma breve análise em busca de uma razão.

Entendo que por sua capacidade de sintetizar os pensamentos, a Poesia exige muito mais do leitor, enquanto que, por exemplo, uma Crônica disserta sobre o tema, facilitando e exigindo menos esforços por parte de quem a lê.

A poesia, geralmente, tem versos, estrofes, rimas, etc., dando-lhe ares de escrita catalogada ao passo que a crônica corre livremente, mais suave, descaracterizada de qualquer regra, a não ser, claro, de um bom português e ideias conexas.

A poesia, se for transformada em crônica, demandará de seu autor muito pouco esforço porque uma palavra gerará, às vezes, uma ou duas linhas escritas ao passo que, no processo inverso, o autor terá de encontrar uma palavra que signifique uma ou duas linhas, como se buscasse para a definição a palavra-chave, a exemplo daquilo que muito se encontra em dicionários.

Em poucas palavras: a poesia concentra, a crônica dispersa.

E não há sombra de dúvidas que uma leitura de um texto descomprimido atrai muito mais facilmente, até gastando bem menos tempo para entendê-lo.

Demos asas à imaginação: imaginemos uma crônica que trate de assunto político. Como ficaria se fosse alçada a à condição de Soneto?

Provavelmente somente o autor a decifraria de tantas palavras enigmáticas que certamente conteria.

A escrita é boa companheira e um excelente veículo de comunicação porque permite, de antemão, registrarmos tudo aquilo que emana de nossos pensamentos, permitindo que se leia quantas vezes forem necessárias para o devido, completo e correto entendimento.

Já a palavra falada não tem esse condão eis que o interlocutor (e não mais o leitor) teria de ouvir, tautologicamente, noventa e nove vezes as mesmas orações....

Entretanto, jamais poderá deixar de ser expressado que existem Poetas, sim, que, tal a exuberância, leveza e emoção contida em seus versos, arrancam aplausos à primeira leitura, com entendimento cabal de cada um de seus versos; assim como existem cronistas que são verdadeiros charadistas....

A Crônica da Poesia ou a Poesia da Crônica?

Tito Vernaglia