A histórias das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos da antiguidade foram competições que aconteciam a cada 04 anos em Olímpia e em cidades-estados da Grécia antiga, no século VIII ao século V d.C, e se destacavam as provas de corrida, pentatlo (eventos de saltos, discos e lança dardos, uma corrida a pé e luta), boxe, luta livre e eventos equestres. E junto com as olimpíadas aconteciam os sacrifícios em honra a Zeus e a Pélope, o herói divino e rei mítico de Olímpia, famoso por sua corrida de bigas contra o rei Enormau de Pisatis.

Os Jogos Olímpicos se tornaram em Jogos Helénicos, Jogos de Nemeia e Jogos Ístimicos, mas perderam a sua importância no período romano, em 393 d. C., quando o Imperador Teodósio I declarou que todas as práticas e cultos pagãos seriam eliminados; e em 426 d. C. Teodosio II ordenou a destruição de todos os templos gregos.

Pierre de Frédy (Paris, 1 de janeiro de 1863 – Genebra, 2 de setembro de 1937), conhecido pelo seu título nobiliárquico de Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês responsável pela volta dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, por fundar o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894, até então um Movimento Olímpico, com estruturas e ações contidas numa Carta Olímpica.

A primeira Olimpíada da Era Moderna sob a direção do COI aconteceu no Estádio Panathinaiko, em Atenas, em 1896, e contou com a participação de 14 nações e 241 atletas que competiam em 43 eventos. E havia um movimento para que as Olimpíadas acontecessem permanentemente em Atenas, na Grécia, o que não foi aceito pelo COI, que lutava por um evento Internacional, com sede em outros países. A segunda Olimpíada foi realizada na cidade de Paris, França, junto com a exposição Mundial, quando foi inaugurada a torre Eiffel com 300 metros de altura, e sem um estádio Olímpico, a Olimpíada ficou desmotivada e em segundo plano. A terceira Olimpíada foi realizada em 1904, na cidade de St. Louis, estado de Missouri, EUA, e receberam apenas 650 atletas, sendo 580 americanos. E apenas um público de duas mil pessoas acompanharam as provas.

Com as mudanças e adaptações impostas pelo COI, como a criação dos Jogos de Inverno, Jogos Paralímpicos e Jogos Olímpicos da Juventude atraíram a participação de atletas internacionais e de muitos países, e marcou a ascensão e popularidade das Olimpíadas da Era Moderna, que se tornaram um evento multiesportivo a nível mundial a acontecer a cada 02 anos, que reúne cerca de 13 mil atletas, em 33 modalidades, em 400 eventos, com premiações para os 03 primeiros colocados de cada evento, que recebem medalha de ouro, prata e bronze, respectivamente.

Em Paris, França, entre os dias 26 de julho de 2024 – 11 de agosto de 2024, acontece a 33ª Olimpíada, com competições em vários lugares da “cidade luz”, sendo que a modalidade do Surf acontecerá na Polinésia francesa, na ilha de Taiti distante 15 mil quilômetros de Paris. O Brasil participará da Olimpíada de Paris com mais de 220 atletas, com a expectativa de conquistar 20 medalhas. Paris é a única cidade a sediar 03 Olimpíadas. A próxima Olimpíada será em 2028, em Los Angeles, EUA, que também realizará a sua 3ª Olimpíada. O Brasil só realizou uma Olimpíada, a de 2016, no Rio de Janeiro.

Goiânia, 29-07-2024

(Do meu livro Esporte é Vida, artigos e crônicas, em revisão )

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/07/2024
Reeditado em 29/07/2024
Código do texto: T8117218
Classificação de conteúdo: seguro