Quem ganha e quem perde na luta Flamengo + governo contra a Globo?

Aqueles que acompanham o futebol sabem que o Clube de Regatas Flamengo e a Rede Globo estão a cerca de um ano lutando pelo direito de transmissão dos jogos. Na verdade, a Globo sempre comprou o direito de transmissão dos clubes, inclusive, do controverso Campeonato Brasileiro de 1987, a Copa União, feita pelo Clube dos 13, no qual o clube rubro-negro sagrou-se campeão, teve total cobertura da emissora e também defesa por parte da mesma que o título pertence ao Flamengo, não ao Sport Recife, que naquele ano sagrou-se campeão de uma espécie de 2ª divisão, campeonato realizado pela CBF.

Com a luta acirrada entre a Globo e o governo Bolsonaro, esse episódio de disputa pela transmissão de jogos ganhou uma proporção maior ou bem pior, especialmente para a emissora.

Pois o governo com clara sede de vingança, por conta de inúmeras reportagens que expõe o governo e os filhos do presidente da República, criou a Medida Provisória 984/2020. Essa MP foi feita exclusivamente contra a Emissora, sendo até comemorada pelo presidente, ferindo claramente o princípio constitucional da impessoalidade.

Vamos entender a situação. Hoje, emissoras só podem transmitir partidas de futebol se tiverem a anuência de mandante e visitante. Na prática, elas precisam comprar ambos os direitos de transmissão. Este assunto foi regrado por meio da Lei Pelé sancionada em 24 de março de 1998.

A MP 984 altera essa dinâmica. Sem que a concordância do visitante seja necessária, clubes poderão vender seus jogos enquanto mandante livremente. Faz mais diferença para o mercado do que você imagina.

Por exemplo, no campeonato Carioca de 2020, todos os clubes haviam vendido o direito de transmissão dos jogos a Rede Globo, exceto o Flamengo, com isso, a emissora não podia televisionar os jogos do clube com base na Lei Pelé em vigor. Se essa MP 984/2020, estivesse em vigor, os clubes mandantes que venderam o direito a emissora teriam seus jogos contra o Flamengo na Globo mesmo contra a vontade do clube.

Essa MP na prática dá liberdade aos clubes para negociar com quem quiser os jogos que forem mandantes, mas isso traz consequências terríveis ao torcedor e ao povo brasileiro.

As consequências são as seguintes:

Milhões de torcedores não terão mais acessos aos jogos. Primeiro, porque milhões de brasileiros vivem na zona rural não possuem internet, assim como aqueles que vivem na zona da pobreza e miséria. Essas pessoas serão cerceadas do lazer e da alegria advinda do futebol, pois não poderão assistir aos jogos que serão transmitidos pelo Facebook, pelo canal do Clube, como a FlaTV, e pelo DAZN, que são acessíveis a quem têm acesso a grande rede ou que possa pagar pelo mesmo. Lembrando, que o presidente do Flamengo, Rodolfo Landin, já expressou publicamente que iria cobrar o valor de 10,00 para que torcedores tenham acesso aos jogos do rubro-negro via canal do clube.

Além de não possuírem acesso a internet, cabe lembrar que na grande maioria dos municípios brasileiros as pessoas só tem acesso a Globo, não pegando nem outras emissoras de Canais abertos como SBT, Record e Band. Portanto, sem transmissão da Rede Globo, milhões de pessoas ficarão sem assistir aos jogos.

Outra questão a ressaltar, é o profissionalismo da Rede Globo e a espetacular transmissão, capaz de colocar inveja a todas as grandes concorrentes mundiais. Ninguém transmite jogos, campeonatos nacional e regional, Copa do Mundo e Olimpíadas com a qualidade de transmissão e equipe de profissionais como a TV fundada por Roberto Marinho. A transmissão por outras empresas, especialmente, pelas emissoras de clubes como a supracitada FlaTV e FluTV, carecem de qualidade e profissionalismo, além de carecerem de imparcialidade na transmissão, ou seja, transmitir sem tomar partido.

Com a publicação da MP 984/2020, e posterior apreciação e aprovação pelo Congresso Nacional, pode gerar mais dinheiro e renda para os clubes e perda de receita para a Rede Globo, mas uma coisa é clara: o futebol e os torcedores serão aqueles que mais vão perder com a entrada em vigor da mesma.

Poucos irão rir enquanto a alegria de muitos vai cessar. Essa MP é mais uma derrota para o povo brasileiro sofrido e amante do futebol.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 06/08/2020
Código do texto: T7028356
Classificação de conteúdo: seguro