A convocação da nossa seleção

Terça-feira (11-05-2010) foi um dia de muita expectativa para o fanático torcedor da seleção brasileira de futebol. Às 13 horas em rede nacional de rádio e televisão, a CBF divulgou a lista do técnico Dunga, em que constam os 23 convocados para a Copa do Mundo, a ser disputada na África do Sul. Todos os jogadores até os mais cotados, como Robinho e Gilberto Silva também estavam apreensivos.

Havia a esperança de 190 milhões de brasileiros para as convocações de Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Neymar. Dunga não convocou nenhum dos três. Quanto aos cotados, Dunga não convocou Adriano, convocou Grafite em seu lugar. Não convocou o goleiro Vitor, convocou Gomes como o terceiro goleiro.

Na entrevista coletiva após a convocação, Dunga foi contestado por uma multidão de jornalistas por não convocar Ronaldinho, Adriano, Ganso e Neymar. Dunga disse que Ronaldinho em outras oportunidades quando convocado não rendeu o suficiente, e que Adriano não foi convocado por problemas extra-campo, falta de comprometimento e por estar acima do peso.

E quanto a Paulo Henrique Ganso e Neymar, Dunga disse que são bons jogadores, mas que não é conveniente levá-los para Copa sem testá-los, e se levassem estaria sendo incoerente com um grupo que vem treinando há tempo e que vem dando certo, com poucas substituições. Dunga disse ainda que tinha dúvida quanto ao Adriano que não vinha correspondendo. E elogiou o atacante Grafite, que jogou apenas 30 minutos contra a Irlanda, mas teve garra e determinação, o suficiente para ser convocado no lugar de Adriano.

Dunga está certo, pois como diz o ditado futebolístico, em time que está ganhando não se mexe. Com esse grupo, Dunga conquistou a Copa América, a Copa das Confederações e classificou em primeiro lugar nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo.

Na seleção de Dunga passaram 88 jogadores, craques como Alexandre Pato e Hernanes, que em seus times jogam bem, mas na seleção ficam a desejar. Como se vê, não basta ser bom jogador, é preciso se adaptar ao esquema tático da seleção. Na seleção devido a boa qualidade de todos jogadores se exige melhor conjunto e mais garra, e também os adversários são mais aguerridos.

Não é fácil convocar uma seleção; todo técnico que houve sabe disso. Dunga tem problemas com alguns jogadores convocados, estrelas da seleção, como Elano, Kaká e Robinho, que não vem atuando bem em seus times. Elano vem ocupando a reserva, Kaká e Robinho sendo substituídos. Robinho voltou ao Brasil e voltou a atuar bem. Os jogadores em baixa terão de recuperar a sua autoestima nos treinamentos. Na seleção todos têm que jogar bem, porque serão apenas sete jogos em período de um mês para ser campeão.

Os 23 jogadores convocados são: goleiros: Júlio Cesar, Doni e Gomes; laterais: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto; Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva; volantes: Felipe Melo, Gilberto Silva, Josué e Kleberson; meias: Kaká, Ramíres, Elano e Júlio Baptista; e atacantes: Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite. O primeiro jogo da nossa seleção será no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte. E boa sorte para a nossa seleção. E que sejamos hexacampeões. Viva o Brasil!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 15/05/2010
Reeditado em 12/03/2011
Código do texto: T2258138
Classificação de conteúdo: seguro