Cidades-sedes da Copa de 2014
A Federação Internacional de Futebol Association - FIFA, com sede em Zurique, Suíça, é uma instituição Internacional que organiza torneios como a Copa do Mundo, a Copa das Confederações e a Copa Libertadores da América, além de ter outras atividades, como a de fazer o ranking das seleções e de escolher o melhor jogador do mundo.
A FIFA é presidida pelo suíço Joseph Blatter desde 1998, e conta com 208 países filiados, mais que a ONU - Organização das Nações Unidas.
Destarte o futebol é o esporte das multidões, e que une mais países e promove a confraternização de diferentes povos e raças.
Representantes da FIFA estão no Brasil, com o objetivo de colher dados para posterior análise técnica das 17 cidades candidatas a sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Serão escolhidas as 12 cidades que apresentarem os melhores projetos e infra-estruturas.
As exigências são muitas. Dentre elas: a modernização dos estádios, com mais conforto e segurança para os torcedores, centros de treinamentos para as seleções, posição geográfica, sistema de transportes, rede de hotéis, hospitais, aeroporto com suporte para grandes aeronaves, baixa criminalidade e preservação do meio ambiente. Os pontos turísticos também são considerados.
As cidades candidatas a sedes são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife-Olinda, Rio Branco, Rio de janeiro, Salvador e São Paulo.
Outra exigência da FIFA é que o pantanal Mato-Grossense e a Amazônia têm cidades-sedes por serem regiões de interesse mundial. Assim sendo, estarão na disputa por duas vagas as cidades de Cuiabá, Campo Grande, Belém, Manaus e Rio Branco.
Como goiano eu torço para que Goiânia seja escolhida cidade-sede, o que é bom para o futebol goiano que é a 8ª força do país, e também para os torcedores que poderão ver de perto os melhores jogadores do mundo. E Goiânia tem o Serra Dourada, um dos melhores estádios do país, tem bons clubes de futebol, bons centros de treinamentos e um centro de excelência em construção, e toda a infra-estrutura de uma grande cidade.
Sediar jogos da Copa do Mundo é de interesse de qualquer cidade. Pois além de promover a sua cultura pelo mundo afora, atraí investimentos e turistas. E ainda com o grande evento o comércio será aquecido com a geração de milhares de empregos.
O resultado desta avaliação, quando serão escolhidas as 12 cidades-sedes saíra no dia 20 de março. Será marcado uma data para a conclusão das obras. O prazo para a entrega dos estádios vai até 31-12-2012. E até o início da Copa outras inspeções acontecerão.
(publicado no blog: alonso.pimentel.zip.net, em 03-02-2009)