Você conhece a Ilha Ponta D`Água, Chico Marques e a Ponta do Cândido?

Nos últimos três anos ficou muito famosa uma pequena e linda ilhota chamada por muitos de “Ilha do Boi”. Ela sempre esteve imersa nas águas hipersalinas da Laguna de Araruama, no bairro de Balneário bem próximo de Praia Linda, na cidade de São Pedro da Aldeia, mas nunca havia sido notada e valorizada turisticamente, somente a pouquíssimo tempo.

Os responsáveis pela divulgação e fama da Ilha foram o piloto de drone Wallace Porto, proprietário do Canal Cabo Frio X, no Youtube, que já gravou inúmeros vídeos, inclusive comigo, sobre a localidade, desde 2020 e o pescador e defensor árduo da Laguna de Araruama, Pablo Santos, que possuía uma página com milhares de seguidores no Facebook, chamada "A Lagoa é Nossa". Essa página foi o principal meio de divulgação da Ilhota.

O cantor Bruno Cardoso do grupo de pagode “Sorriso Maroto”, que tem casa na localidade, também ajudou a impulsionar a fama da ilhota, divulgando em suas redes sociais fotos e vídeos da ilha. Isso no período de isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, também em 2020.

Mas, o que é interessante é que o nome original da ilhota não é e nunca foi “Ilha do Boi”. Nem os blogueiros, nem os guias de turismo, nem os visitantes e até mesmo o poder público desconhecem seu nome original.

Na verdade, o nome da Ilhota é “Ilha Ponta D`Água”, não só dela, mas de toda a localidade, é o que está descrito em mapas que me foram gentilmente enviados pelo grande pesquisador aldeense, Davi Monteiro. Na ilha há um marco de cimento em bom estado de conservação, demarcando a área da Salina Ponta D`Água.

Em frente a referida ilhota se encontrava a extinta Salina Ponta D`Água, que empresta seu nome a ilha. Essa salina com 10 hectares, pertenceu ao português Manoel Maria de Mattos, que chegou no Brasil em 1911, comprando uma área de terras em 1914, construindo a sua primeira salina na região denominada Ponta D`Água, no bairro de Balneário, em São Pedro da Aldeia.

Também se encontravam em frente à Ilha Ponta D`Água, às extintas salinas Santa Maria que pertenceu em 1930 a Cândido Antônio Vidal, que passou em 1937 a pertencer a Antenor Alves de Souza, além da Salina Bajuru, que se encontrava ao lado da Salina Ponta D`Água, esta pertencia ao industrial salineiro Antônio Gonçalves Aranha Junior. Essa última, foi comprada em sociedade por Manoel Maria de Mattos e seu genro Manoel da Silva, sendo herdada por sua neta Iva Lopes da Silva Paiva possuindo um total de 11 hectares.

Pois bem, a chamada Ilha do Boi, é na verdade a Ilha Ponta D`Água. É bom que todos saibam seu verdadeiro nome e conheçam um pouco da sua história, para não perpetuarem erros, como ocorre com a Ponta da Acahyra (ou Acaíra) de Arraial do Cabo, que todos chamam erroneamente de “Alcaíra” e “Arubinha”. No meu livro, o “Roteiro Ambiental e Patrimonial da Cidade de Cabo Frio”, escrevi sobre a supracitada ponta e mostrei inúmeros mapas com o nome verdadeiro da localidade. Acahyra, é na verdade, um esporão arenoso onde foi construída pelos irmãos portugueses Luiz João Gago e Domingos da Silva Gago uma antiga salina em 1882. Esse texto foi escrito para evitar que o mesmo equívoco ocorra com a majestosa ilhota aldeense.

Outra curiosidade, é o fato que a família Mattos, dona da Salina Ponta D`Água que tinha seus limites territoriais na ilhota, também era proprietária de outras salinas em São Pedro da Aldeia e em Praia Seca, distrito de Araruama, dentre às salinas aldeenses do clã é digno de nota a Salina São João. A sede dessa Salina foi doada por seu herdeiro, o senhor Jacyr Mattos da Silva, para a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, se tornando em maio de 2023, o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos (seu avô e patriarca da família na região).

Há também, no início do bairro Balneário, uma ponta lagunar muito bela, com visão esplêndida do centro de São Pedro da Aldeia, da Fazenda Roberto Marinho (Ponta dos Cardeiros) e da orla central da cidade, infelizmente, os aldeenses perderam o nome e, também, o acesso a ela, pois um milionário pegou a localidade para si, estendendo seu terreno e impedindo a chegada de visitantes. Seu antigo nome nos mapas é Ponta do Cândido.

Não se sabe ao certo quem foi esse “Cândido” que empresta seu nome a essa linda ponta lagunar, sabemos que o proprietário da extinta Salina Santa Maria chamava-se Cândido Antônio Vidal, mas não podemos precisar se o nome da localidade se refere a esse salineiro, podendo ainda, ser uma homenagem a um antigo morador do bairro ou a um pescador.

A cerca de 200 metros da Ponta do Cândido, há um tesouro ecológico extremamente desconhecido, dos próprios aldeenses e dos habitantes da Região dos Lagos, é somente conhecido por moradores do bairro Balneário, trata-se de outra ilhota lacustre, dentro da Laguna de Araruama, seus moradores por não saberem seu nome e por desconhecerem os mapas da região, chamam-na de “Ilha do Balneário” e de “Ilha do Pescador”, esse segundo nome é o que se encontra no Google Maps, mas na verdade, seu nome verdadeiro é “Ilha de Chico Marques”.

Nossa pesquisa, infelizmente, ainda não conseguiu aferir com exatidão, quem era o tal “Chico Marques” que dá seu nome a lindíssima ilhota do Balneário.

Há inúmeros mapas, datados de 1956 e 1978, que trazem os nomes originais tanto da Ilha Ponta D`Água, como da Ponta do Cândido, como da Ilha de Chico Marques. Sendo incontestáveis seus nomes originais e falsos seus nomes atuais, inclusive expostos em plataformas de buscas ou de geolocalização.

Espero que esse texto e novas publicações possam resultar na recuperação do nome original da "Ilha do Boi" que é na verdade a Ilha Ponta D`Água, da Ilha de Chico Marques, conhecida como Ilha do Pescador e do Balneário e da Ponta do Cândido, essa última, esquecida por todos e habitada por um milionário.

Também vale ressaltar, que os quadros das Salinas Ponta D`Água, Bajuru e Santa Maria, em frente a Ilha Ponta D´Água, continuam lá, um tanto apagados pela força do tempo, mas visível para o visitante atento, advertindo que outrora aquele local foi de intensa atividade salineira.

Locais de rara beleza necessitam ser bem preservados e ter sua história conhecida e recontada. Um povo sem história é um povo sem memória.

Nota:

Qual é a diferença entre ilha e Ilhota?

Chama-se de ilha qualquer porção de terra cercada de água por todos os lados, até uma certa extensão territorial. As ilhas pequenas são chamadas de ilhotas, ilhéus e insulas.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 21/10/2024
Reeditado em 22/10/2024
Código do texto: T8179062
Classificação de conteúdo: seguro