É Para Ler ou Para Estudar: Os Cursos Grátis com Certificados Pagos
Uma onda que tem seus atrativos, os cursos grátis tem suas fragilidades, por exemplo: as despesas com certificados. Algo essencial para o curriculum e cartão de visitas na luta por um emprego.
A iniciativa reconhecidamente benéfica, ainda não se encontram propostas que ofereçam cursos e certificados grátis. Tem-se que mexer no bolso se quiser ser reconhecido(a) com tal habilidade.
Poderia ser cobrado do governo uma medida, que oferecesse opção de ter o ensino e o reconhecimento sem ônus, para haver coerência no planejamento ou então vai ficar com impressão de que se busca apenas o lucro por aquelas instituições que faz a prática de oferecer os cursos grátis e os certificados pagos, sem nenhuma ação do governo.
Falando um pouco do social, a maioria dos que procuram esses cursos, são pessoas da classe baixa, quando não, pessoas paupérrimas. Sem condições de pagar pelo certificado, vez que fere seu orçamento.
Ter cursos grátis sem as certificações também grátis, é uma metodologia educacional que precisa ser revista, seja pela intenção dos oferecedores, seja pela intenção de ente governamental.
Nisso, podemos confirmar: progresso precisa de certificações sem ônus, para o bem do social.
Assim, uma vez que tenhamos mais candidatos a empregos com certificações via gratuidade, teremos uma maior eficiência nas funções; produtos e serviços melhores, agradando tanto aos funcionários quanto aos consumidores.