Prova de analfabetismo cultural e social
Todos sabem que não é de hoje que a Educação no Brasil sofre inúmeros ataques. Falo sobre isto com certa tranquilidade, por ser Licenciado em Educação Especial, ser Especialista em Educação e atualmente Bacharelando em Letras/LIBRAS.
No atual momento e contexto histórico e social que estamos vivendo, estes ataques ficaram ainda mais intensos e delirantes. Haja vista que as pessoas por trás destas atrocidades não procuram um diálogo com argumentos e de forma respeitosa.
Usam todas as estratégias possíveis: textos, vídeos, imprensa, etc. tentando desmoralizar a Educação e sua importância para toda a sociedade.
Acabo de ver na rede social um vídeo postado por outra pessoa dizendo como seria a educação no "Socialismo"! Um vídeo de poucos minutos, em preto e branco, onde o educador fazia uma aula EXPOSITIVA! Que é quando o educador fala (expõe) o conteúdo como se fosse uma palestra. Curiosamente, no vídeo postado, a pessoa não apresentou em contra-ponto, como seria uma aula no "Capitalismo"; será que não soube encontrar imagens?
O vídeo foi apresentado sozinho e sem um contexto que reforçasse os argumentos para convencer quem o assistisse. Desta forma tornou-o frágil e sem sentido. Existem muitas formas para se transmitir conteúdos em uma aula, a aula expositiva é apenas um destes modos, é plenamente válido e não significa preferência política de quem a utiliza.