COVID-19: Escola em tempos de conscientização
 
Se queremos uma escola cidadã, capaz de contribuir verdadeiramente com a sociedade, em tempos como estes em que vivemos uma pandemia a informação útil é essencial para preservar vidas. A informação útil é  uma construção libertadora como nos ensina Freire: 
 
A criticidade para nós implica na apropriação crescente pelo homem de sua posição no contexto. Implica na inserção, na sua integração, na representação objetiva da realidade. Daí a conscientização ser o desenvolvimento da tomada de consciência. Não será por isso mesmo apenas resultante das modificações econômicas, por grandes e importantes que sejam. A criticidade, como entendemos, há de resultar de trabalhos pedagógicos crítico, apoiado em condições históricas propícias. (FREIRE, 1991, p. 69)

Algumas perguntas merecem um pouco de atenção:Como as escolas e seus sistemas de ensino tem se comportado diante da realidade? Qual formação, preparo e suporte, professores e gestores tem recebido sobre temas como pandemia, isolamento social, saneamento básico, cuidados com a saúde física e mental para poder atuar de forma mais responsável nesta realidade alarmante? Quantas escolas, no que se chama de ensino remoto estão partindo das inúmeras informações que circulam pela sociedade para ensinar os estudantes a pensar e agir de maneira mais crítica e consciente?
 
A escola, conseguindo chegar dentro dos lares dos estudantes (que não são todos infelizmente) tem um papel importante para minimizar os impactos do COVID-19. Assim como a ciência busca todos os dias encontrar uma vacina capaz de eliminar o vírus, a escola deveria buscar formas pedagógicas, lúdicas e reflexivas para conscientizar e bem informar as famílias sobre os cuidados necessários para prevenção contra o vírus, sobre critérios para avaliar as informações viralizadas na sociedade.

É um desserviço ter uma escola que se abstêm da realidade para dar continuidade a um currículo conteudista formal. É um desserviço ensinar remotamente sobre o sistema solar, enquanto dentro da minha casa, no meu bairro, na minha cidade, no meu estado, no meu país e nos demais continentes tem um vírus circulando e se propagando pela ação do homem.

Assim precisamos destacar e defender uma escola que seja capaz de despertar o cidadão pensamente, através de uma pedagogia questionadora da realdiade, problematizando por exemplo as questões sociais envolta do momento em que vivemos, buscando compreender e atuar na realidade, ouvindo a ciencia, questionando as políticas sociais e defendendo o sistema de saúde.

As mudanças que vivemos geram desafios. Não há uma resposta como correta, mas há possibilidades. A escola querendo e tendo autonomia depensamento pode produzir para ajudar. A escola querendo pode ser humana e solidária. Aqui vão algumas dicas colhidas na internet, que podem ajudar a fazer esta diferença diante da indiferença atual:

Educação em tempos de distanciamento: qual a visão das famílias?
https://www.escolaemmovimento.com.br/blog/familias-e-educacao/

Matemática: usando a probabilidade e a estatística com o Covid-19 como tema central
https://novaescola.org.br/conteudo/18971/a-matematica-do-coronavirus

Como as escolas devem lidar com a pandemia
https://novaescola.org.br/conteudo/18956/coronavirus-como-as-escolas-devem-lidar-com-a-pandemia

4 atividades de alfabetização sobre coronavírus
https://novaescola.org.br/conteudo/18968/4-atividades-de-alfabetizacao-sobre-coronavirus

Como abordar o coronavírus e outras epidemias com a turma
https://novaescola.org.br/conteudo/18857/como-abordar-coronavirus-e-outras-epidemias-com-a-turma

Como os cientístas dão nomes aos vírus
https://novaescola.org.br/conteudo/18997/como-os-cientistas-dao-nomes-aos-virus

Para relacionar com a BNCC: 3 epidemisa que mudaram o Brasil
https://novaescola.org.br/conteudo/19001/para-relacionar-com-a-bncc-tres-epidemias-que-mudaram-o-brasil

O Alcool em gel é mais eficaz que lavar as mãos com água e sabão?
https://novaescola.org.br/conteudo/191/o-alcool-em-gel-e-mais-eficaz-do-que-lavar-as-maos-com-agua-e-sabao

Planos de aula para trabalhar higiene a distância
https://novaescola.org.br/conteudo/19069/planos-de-aula-de-fundamental-1-para-trabalhar-higiene-a-distancia





REFERÊNCIAS 

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (Coleção Leitura). São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SOUZA, A. H. L. ; AMORIM, A. ; AQUINO, M. S. . A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. Teias (Rio de Janeiro) , v. 17, p. 240, 2016.

REVISTA NOVA ESCOLA ONLINE: https://novaescola.org.br

ESCOLA EM MOVIMENTO: https://www.escolaemmovimento.com.br/