Artigo de Opinião

Um dos grandes defeitos na Comunicação pessoal, seja nela escrita ou na fala, é sem dúvida os vícios de linguagem.

Qualquer pessoa que se dispõe a escrever ou fazer um discurso quer ser bem compreendido.

Em um discurso há o famoso. Né e o Hã.

Precisamos então elencar o vício para a partir de então trata-lo, de modo a eliminá-los da comunicação.

O articulador que utiliza o famoso né. Por insegurança de não dominar o assunto faz com que o seu argumento seja recheado dos Nés. Né?

Se você lembrar da utilização do Né, involuntariamente quem fala quer ganhar tempo e de modo desesperador observar se o ouvinte compreendeu a mensagem. Até aí é louvável, saber que o ouvinte esta atento é um modo de abordagem aceitável. Todavia o excesso destrói qualquer discurso!

Para articular um pensamento o narrador precisa estar preparado e colocar as informações de forma organizada. O Né acaba tornando-se uma ligação entre as ideias e isto acaba se tornando o clássico e perigoso vício de linguagem.

E na comunicação escrita há ruídos?

Claro que há, os vícios de linguagem da norma oral não podem transparecer no texto. Precisam ser combatidos! As famosas ervas daninhas! E para isto, a prática leva a perfeição.

Utilização da mesma conjunção no mesmo período é uma delas. O famoso mas.

 
Ex:
O menino queria empinar a pipa, mas o vento não vinha, mas mesmo assim ele insistia, mas uma hora ele desistiu e voltou para a casa.

O menino queria empinar a pipa, mas o vento não vinha, entretanto, mesmo assim ele insistia, então uma hora ele desistiu e voltou para a casa.

Uma boa maneira de observar erros é reler o texto.

Eu falaria desta maneira na vida real?

Geralmente variamos na fala, pois a repetição é algo desagradável. 

Ao ato de escrever é sempre importante voltar ao texto e revisar.

Outro erro que eu tenho e sempre tento policiar é: 
Separar os períodos de uma frase com vírgula.
Um bom exemplo é observar as conjunções que conectam estas orações, logo, nestes lugares uma vírgula caí bem.


Como combater este ruído na comunicação?

O ideal é primeiramente, o orador ter plena consciência deste vício na sua apresentação, ou seja, se policiar mesmo deste recurso errôneo.

A partir de então compreender, que o ideal é fazer pequenas pausas na fala. Aquele famoso. Se livrar do conhecimento, é um ato de descontrole e nervosismo. Daí surge o Né o o Hãm.

Então falar de modo pausado, falar frases e esperar observando o ouvinte. Torna a comunicação mais agradável.

Um bom recurso bem acessível a todos é gravar a apresentação e depois confrontar o argumento e a organização lógica das ideias. Para melhorar na fala vale tudo. Até mesmo observar a articulação em frente ao espelho.
Nos cursos de técnica de apresentação cujo qual já participei, davam o seguinte conselho. Para uma apresentação de 5 minutos é necessário, duas horas de preparo.

Se você quer dominar plenamente o assunto e tornar o texto mais agradável consequentemente a mensagem conectável não existe formula milagrosa. Estudar é preciso.

Nestas palestras diziam também que o articulador não deve encarar as pessoas nos olhos, observar a têmpora e visão ampla do cenário ajuda a mensagem ser mais coletiva.

É isto, lembrando que estou assistindo umas apresentações em vídeo com o título. Falar bem, e para praticar, estou somente reescrevendo em formato texto as informações contidas no meu estudo.

 
Waldryano
Enviado por Waldryano em 02/01/2020
Código do texto: T6832708
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.