Artigo de Opinião

Uma das maiores preocupações de um orador ao desenvolver um discurso é sem dúvidas o vocabulário. Quais palavras utilizar para ser bem compreendido?
E isto não se resume somente ao discurso falado, na escrita também é algo bastante observado.

Pausando esta informação eu gostaria de descrever a minha filha de seis anos, que de certo modo esta aprendendo a falar.

Por incrível que pareça, ao sentar com ela e conversar, a menina possui um vocabulário bem elaborado, de certo modo erra nas conjugações verbais, e vai o pai aqui corrigindo-a e acredite, a cada nova conversa ela melhora na comunicação. Ou seja, através da prática ela desenvolve um bom vocabulário e se comunica com bastante desenvoltura.

Claro, que se eu oferecesse a ela um papel em branco e dissesse para a pequena: — Escreva! Ela teria dificuldade, afinal os códigos da escrita, a coordenação motora e a articulação textual se desenvolve com o seu crescimento estudantil através de uma boa didática de ensino.

Voltando ao texto, tanto oral quanto o escrito, é do mesmo modo desenvolvido.
Quando estamos em uma conversa informal, sem querer somos bem desenvolvidos e não remetemos repetições, afinal, qual é a graça de escutar uma pessoa que não articula bem as palavras?

Com o conversar, desenvolvemos nosso argumento de modo plausível e tornamo-nos comunicáveis, isto é fato, por mais indutivo que possa parecer tal aspecto, se você leitor inteligente observar, entenderá que a comunicação é somente uma adaptação.

Então ao elaborar um discurso o articulador precisa compreender, que ele necessita desenvolver com o seu próprio vocabulário e deste modo o texto ou a fala será bem compreensível.

Para discursos bem elaborados há uma necessidade de buscar o conhecimento de tal aspecto, ou seja, ler sobre o tema proposto, de preferência de várias fontes trará confiança no discurso quando for executado.

Todavia a articulação textual na narrativa será proposta com o vocabulário do interlocutor, e para melhorar nestes aspectos é necessário formular um discurso natural para a fluidez do texto agir de modo cativante e o receptor compreender a mensagem oferecida.

Lembra-se da minha filha pequena? Ela com o seu vocabulário consegue articular uma conversa, e com riqueza, sem se repetir nas palavras de ligação, e isto ela faz involuntariamente, com a sua vivência é possível conquistar tal proeza.

Do mesmo modo ao elaborar um texto ou um discurso o orador precisa agir de modo natural, como se fosse uma conversa informal, apesar de parecer de certo modo requintado utilizar palavras complexas, desaconselho tal utilização. Afinal, parecerá algo mecânico e estranho.

Também ao compor um discurso é preciso evitar palavras pejorativas, os famosos 'palavrões', se em algum momento for utilizado deve-se composto com cautela, pois tal modo de se comunicar torna o texto grosso e informal, e a partir de então, não trará clareza na comunicação, podendo até mesmo tirar a confiabilidade na recepção.

Entendo então, que para compor um bom argumento o escritor ou orador precisa sim agir de modo natural, afinal, necessita trazer veracidade e proximidade ao leitor/receptor, entretanto, é necessário observar que para clareza entre o. Ser compreendido.
É necessário sim uma organização de vocabulário, para a partir daí, ser bem compreendido.
Waldryano
Enviado por Waldryano em 01/01/2020
Reeditado em 01/01/2020
Código do texto: T6832123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.