PORQUE HOJE É UM DIA ESPECIAL AOS AMIGOS
Quando a gente ama, aquele amor enamorado, olhando e pensando no amor que está ao lado, porém como jacaré, enamorando..
Quando a gente ama assim, fica meio que abestalhado, só pensando no ser amado, buscando ele nesse recanto, como se uma sede batesse n'alma...
Porém ontem a noite, já sem espaço de escrita aqui, escrevi no meu 'caderno' algo que intui.
E por ser dia especial dos amigos, coisa de pensar no coletivo, deixando de olhar o 'próprio umbigo', vou deixar aqui, o que 'lá' escrevi.
Lição de moral é preciso, num mundo onde está tendo tanta gente sem educação. Por isso escolhido como categoria: Discurso - Educação.
*********************************************************
Tereza - 18-7-2018 - 20:00 horas - na mesa do meu escritório particular, escrevi:
OS DIAS DE SOMBRAS - AS ESCOLHAS
Os dias de sombras acontecem vez ou outra.
Não há regra fixa, mas ninguém se livra, dos dias de sombras.
Nos dias de sombras acontecem as intempéries, as perdas, as humilhações, recebem-se pedradas, sentem-se as dores; período em que se recebem as colheitas de vida mal vivida ou mal dividida; período em que as invejas exalam; períodos em que perdoar é difícil, porque a raiva domina...
Mas os dias de sombras são importantes. São nesses dias que vivemos mais intensamente; períodos em que descobrimos coisas, decidimos coisas. Nesses períodos fazemos colheitas e plantios, que nos darão resultados futuros.
Portanto, aproveitar os dias de estio é de salutar importância, para se recarregar as baterias energéticas do ser. São períodos de tréguas que nosso ser usufrui. Afinal, não podemos 'adentrar ao mar' sem as 'provisões que a 'nau' necessita. Porque como no mar, a vida tem seus dias de tempestades destrutivas. Sobrevivem os que lutam e mesmo que meio que mortos, não se dão por vencidos...
A vida é uma viagem, onde conhecemos pessoas o tempo todo. Nos afeiçoamos a elas, ou não, mas todas são necessárias nessa nossa travessia. Alguns vem como nossa família, outros como amigos, outros como 'o cara da padaria que te vende pão'.
O desconhecido sempre está a nossa frente, a cada dia. Momentos novos, pessoas novas, situações inusitadas, inesperadas. Descobertas, desilusões, chegadas deliciosas, partidas dolorosas. Amores a serem vividos, todos os dias, entre nosso eu e os eus dos nossos companheiros de viagem.
Cada dia é dia de aprendizado, ensinamentos, de plantio, colheitas, de doações e recebimentos. Dia de decisões, para ver o que cada um fará de sua vida, de suas escolhas: escolhas para o bem ou para o mal.
O que faremos com nossas escolhas produzirão coisas que constroem ou que destroem, porém as escolhas são de responsabilidade pessoal.
Entretanto, as escolhas pessoais não têm exatamente, resultados pessoais. Não! Costumam as escolhas pessoais ter repercussão coletiva.
Observemos, como exemplo, um casal que resolve se unir e ter filhos. Uma resolução pessoal de cada um, que engloba resultados coletivos.
Por quê? Porque pais responsáveis tendem a produzir bons resultados na educação dos filhos.
Porém se os pais que geraram um novo ser, uma criança nascendo de maneira abrupta, não esperada; como pessoas irresponsáveis, se tiveram o filho na hora de 'virar os olhinhos', no fogo do fogo sexual, que resultado poderá vir disso? Alcoolismo, abusos sexuais, criança na rua pedindo esmolas, #eteceteraetal?... Alguém duvida?
Um filho que começa a sair de casa a noite, até com o consentimento dos pais, mas a 'turma' é do 'gozo', da 'curtição'; fumar maconha, sexo, álcool: - Que que tem? Vamos curtir a vida, porque ela é curta.."
É mesmo, principalmente para quem não se ama e não se cuida.
Então neste dia de amigos, quero dar a minha contribução, como mãe, amiga, professora:
- Cuidado com tuas decisões. Os resultados poderão trazer males pra você e pra seus próximos.
Porém, entretanto, todavia, muitas vezes uma decisão errada trará benefícios para a pessoa e seu grupo. Um benefício ilusório, material, provisório, mas que acabará levando resultados maléficos a pessoas trabalhadeiras e inocentes quanto ao mal que sofrem, porque sofrem injustiças cometidas por ladrões.
Então neste dia dos amigos, quero dizer a meus caros compatriotas, meus irmãos: nossas atitudes e decisões é que farão a diferença nas nossas vidas e na vida da nossa coletividade.
Não podemos cruzar os braços e achar que o problema não é nosso, que os pobres que se danem no meio do lixo e da merda do esgoto ao ar livre.
Não podemos mais deixar que pessoas incompetentes e despreparadas governem nosso pais, usando o dinheiro do povo como se de si fosse.
A classe trabalhadora, classe média, classe pensante, racional, culta, intelectual PRECISA urgentemente 'dar a cara a tapa' e sair do conforto do seu conformismo. Sair da 'zona de conforto' e ir a luta, com capacidade, lucidez, justiça, honestidade e respeito com todos os brasileiros.
Até com os bandidos, pois o que eles precisam não é de desrespeito, mas de 'justiça no lombo'. Justiça justa, que restaura, cuida e devolve o cidadão recuperado para conviver em sociedade.
Porque as jaulas onde hoje são lançados os transformam em monstros. Porque o mal que fazemos ao nosso próximo, qualquer que seja esse próximo, cairá sobre nossa cabeça, indubitavelmente.
Não é o que estamos vendo?
Por isso meus amigos, meus irmãos, nesse dia especial, quero deixar meu recado a todo cidadão brasileiro: amemos mais o Brasil; amemos mais a nós mesmos, nossa família; nossos amigos. Façamos alguma coisa por nossa pátria, que é o lugar que vivemos a nossa vida, junto a quem amamos.
Feliz dia dos Amigos! Feliz dia dos soldados brasileiros! Vamos a luta, sem guerra, mas com inteligência e sabedoria.
Deus salve o Brasil, nos dando armas do bem para vencermos o mal com o bem. Porque só com amor se constrói a vida na eternidade.
Vamos aos céus. Deixemos pra trás o inferno.
Chega dessa lama fétida e podre.
Vamos "limpar" a nossa casa: BRASIL DOS BRASILEIROS!!!
Que por acaso, somos nós!
E quem está comigo, que deça do muro e tome partido pelo bem de nosso país e de nosso povo.
AMÉM! AMEM! AMEMO-NOS!