"COACH": Treinador, instrutor, ou ... professor?
Acabei de ler um texto neste Recanto, sobre o que seria o "Coach", ou mesmos, quem está se tornando "Coach" (aprendi que palavras em outra língua, que não a portuguesa/brasileira, devem vir destacadas entre aspas).
Então resolvi me adentrar no tema.
Segundo dicionários disponíveis no "Google", o significado da palavra "Coach" nada mais é que treinador, instrutor, ou ensinador.
Sendo assim, posso dizer com toda firmeza que os PROFESSORES, todos, de qualquer série ou matéria, são "Coach's"...
Porque ELES, os professores, são isso: instrutores, treinadores, orientadores, ensinadores...
Daí o povo vem com essa de "Coach" como se fosse a maior novidade do mundo.
Todas as pessoas que ensinam, orientam, treinam uma outra pessoa é, na sua essência um "Coach".
Oras, então temos "Coach" dentro de casa: As mães; os irmãos mais velhos, os avós... Pessoas que passam conhecimento de geração em geração.
Minha palavra é instrutor, ou ensinador, ou treinador, ou orientador. Não é, absolutamente, "Coach"... Porque EU SOU BRASILEIRA e amo falar e escrever em PORTUGUÊS/BRASILEIRO.
Não sou "coach"... não fui "coach" na educação de minhas filhas... não fui "Coach" quando líder de equipe na minha profissão!
Fui:
- Instrutora (que instrui);
- Orientadora (que orienta);
- Mestre (que ensina o caminho);
- Treinadora (que treina o aprendizado),
ou, simplesmente PROFESSORA (que é tudo o mencionado acima)!!!
((OBSERVAÇÃO- Um pequeno detalhe: minha formação de nível médio foi MAGISTÉRIO e, em nível superior, LETRAS. Porém esse conhecimento foi usado para o trabalho na prestação jurisdicional, junto ao Judiciário, principalmente com o Direito Processual Civil. Prestes a aposentar, desenvolvo atualmente a atividade de Conciliadora, porém sou Escrivã Judicial efetiva, cargo atualmente denominado Diretor de Cartório Judicial.))