O que devemos fazer para contribuir em favor do processo de desenvolvimento do juízo moral, gradativamente, principalmente quando a relação for assimétrica, o que pressupõe um adulto e uma criança, adolescente ou jovem, mas também, adulto (aquele que coordena grupos) e um ou mais adultos?
As relações entre as pessoas são importantes, porque são elas que possibilitam a formação de um ser social, quer dizer, aquele que facilmente se descentraliza, promove o silêncio da própria mente e ouve para compreender, interpretar, selecionar, incluir ou excluir novos saberes. É aquele que sai do isolamento porque sabe que interagindo, pensando junto as possibilidades para enriquecer e ampliar a mente, são sempre muito maiores.
Para tanto, as relações expiatórias devem ser abolidas no nosso dia a dia Podem ser reconhecidas quando ocorre a chantagem emocional, a pressão coersiva. São condutas que uma vez diárias ou mesmo frequentes queimam simbolicamente grande parte dos neurônios do individuo porém, não o suficiente para matá-lo, até porque precisam da sua força para o trabalho.
Alguns exemplos, com certeza muito próximos do cotidiano, podem elucidar o contexto acima citado:
Por exemplo: a mãe diz ao filho:
- Se você for obediente, lá na casa da vovó, não fizer bagunça, depois vamos ao Mc Donald.
- Oba! Que legal! Que legal - responde a criança.
Sai correndo, porém, bate em uma mesa pequena, derruba e quebra um dos vasos que enfeitam a casa.
- Menino desastrado, não vamos mais a lugar algum – grita sua mãe, já apanhando os cacos daquele vaso.
. Outro exemplo que muitas vezes fez parte do nosso cotidiano na escola ocorria, porém, ainda ocorre. Assim, a professora diz:
- Todos com pontos negativos. Não estudaram, não querem prestar atenção, não se encantam com nada.
Sai batendo a porta. Dia seguinte, não conformada com a situação que passara e, por toda frustração que sofrera, anuncia, assim que coloca o pé na soleira da porta da sala de aula:
- Prova surpresa. Todos em seus lugares.
Ainda no âmbito familiar muito presente, ainda, na nossa sociedade ocorre o seguinte: o pai dirige-se ao filho mais velho com um sorriso largo e orgulhoso e diz:
Você vai ganhar de Natal, aquela viagem sonhada, afinal, tirou notas altas em todas as matérias.
Em seguida, fecha a cara e olha para o filho mais novo
 Já você Maurício não vai ganhar nada, só em Música que ele alcançou uma nota boa e, que nota! Nove, já as demais, nem quero pensar...
O que está orientado as condutas das situações narradas acima é a concepção de aprendiagem que propõe o reforço positivo e negativo para a progressão de muitos processos em curso, inclusive aqueles voltados para o desenvolvimento.
Yvone Restom
10/11/2015​
Yvone Restom
Enviado por Yvone Restom em 11/11/2015
Código do texto: T5445810
Classificação de conteúdo: seguro