Arte da Antiguidade (Um pouco da História)
Arte da Antiguidade
A arte na antiguidade, representada pelas civilizações europeias e orientais, Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma e Bizantina. Destacando as práticas de cada uma dessas civilizações.
A mesopotâmia apresenta como característica a riqueza artística criadas pelas suas cidades que lutavam para dominar as regiões entre os rios Tigre e Eufrates, consideradas regiões férteis que deu origem a uma civilização que se destacou na arte e na escrita.
As lutas por sua região entre as cidades-estados, originaram domínios entre seus povos, lutavam contra os sumérios, os acádios, os assírios ou os babilônios que detinham o poder, esses se diferenciavam pela forma como administravam os templos que ao mudar o dominante mantinham as tradições e a arte naturalista e realista. As artes nos templos eram representadas por estatuas de deuses expostas em altares, tinham forma humana ou zoomórfica (parte homem parte animal) os templos eram construídos em barro e adornados com desenhos naturalistas, animais plantas e formas geométricas.
O sincretismo tem inicio na mesopotâmia com a invasão dos persas que trouxeram artes de outras regiões além de diferentes representações artísticas que foram utilizadas por outras culturas da região chegando a serem assimiladas pelos islâmicos.
O Egito Antigo durante quatro milênios teve uma cultura própria e também assimilou a de outros povos com quem conviveu, o faraó representava a personificação dos deuses juntos ao homem, Na arte se destacava as edificações monumentais construídas em pedras ligadas a adoração a vida e a morte, as pirâmides foram o maior símbolo da adoração dos egípcios.
Os Cretas e os Mecenas tinham como relíquias as esculturas, palácios e cerâmicas os detalhes esculturais fundamentavam-se em detalhes humanos e artísticos nas peças, em construções palacianas e monumentais. Ligadas a importância urbana das cidades-estados dessas civilizações.
Na Grécia destacam-se os conceitos gregos baseados pela antiguidade e valores humanos, sua pintura era fruto do amplo conhecimento do seu povo, que utilizam técnicas adquiridas a milênios e transmitidas através das gerações.
Roma se destaca pelo resultados das suas vitorias, conquistas, derrotas e aculturação, tornando-se um centro influente no campo religioso, politico, Artístico.