O telefone
A invenção do telefone possibilitou a comunicação falada a grandes distâncias. Construído pelo norte-americano Alexander Graham Bell (1847-1922), o aparelho transforma a voz em sinais elétricos e, do outro lado da linha, converte os sinais em sons novamente. Foi O mesmo princípio que desde 1844 já fazia funcionar o telégrafo.
No Brasil a Anatel autorizou a entrada dos telefones globais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a venda dos novos telefones celulares globais, que permitem ligações de qualquer parte do mundo por meio de satélites de baixa órbita. A Iridium do Brasil foi a primeira empresa autorizada a comercializar esse tipo de telefone no país.
Desde a sua invenção até os dias atuais, o telefone passou por muitas modificações e evoluções. No início funcionava de forma manual (a manivela) e não alcançava grandes distâncias, além de ser objeto caro só quem tinha grandes posses poderia ter um, a exemplo de empresários e ricos fazendeiros.
Com o passar do tempo e com a chegada da tecnologia o acesso ao serviço telefônico foi barateando tanto o fixo quanto o móvel no caso dos celulares. Em todo o mundo as pessoas fazem uso do telefone celular sendo na China e Japão os países que dispõem desse serviço de forma mais barata. Lá os aparelhos celulares a linha podem ser comprados na rua a baixos preços.
No Brasil este serviço embora tenha ficado mais acessível, ainda é um produto caro, a previsão é que em uma década atinja a quase toda população.