MODERAÇÃO
 
 
                    Esta palavra está em alta. Vemos e a ouvimos diuturnamente em toda imprensa falada, escrita ou televisada. Mas a rigor entra-nos por um ouvido e sai pelo outro. Isto porque ela vem acompanhada de um comercial de bebida ou de algum produto [beba com moderação, consuma com moderação, etc.], por imposição de uma legislação brasileira.
                    Desta forma igualmente vemos e ouvimos por todos os meios de comunicações o resultado da nossa cruel distração ou desatenção, não dando ouvido para essa realidade.
                    Aliás, para tudo o que vamos fazer, comer ou beber, temos a obrigação de fazê-lo COM MODERAÇÃO, sob pena de prejudicarmos-nos a si próprios; prejudicarmos os nossos irmãos e companheiros que acabam virando nossas vítimas. Por nossa falta de moderação desencadeamos tragédias irreparáveis e até catástrofes naturais quando cavocamos túneis gigantescos em busca de ouro e pedras preciosas; desmatamos florestas inteira para satisfazer as nossas ganâncias.
                   Vejamos por exemplo, dez itens inconseqüentes originários da nossa falta de moderação:
01] – Os homens tomam todos os tipos de bebidas, se embriagam e saem com seus automóveis dirigindo pondo em risco a sua vida e a dos outros. Muitas vezes provocando tragédias, ceifando vidas inocentes sem o menor constrangimento. A maioria desses verdadeiros criminosos ainda tentam burlar as autoridades e a lei.
Deixo bem claro que embora escreva desta forma, não me incluo neste item, pois não bebo habitualmente. Algumas vezes tomo minha cerveja, mas com moderação e cuidado e nessas ocasiões com toda certeza absoluta não dirijo.
02] – Sabemos que os raios do sol nos faz bem e é necessário. No entanto se ficarmos expostos ao sol por muito tempo corremos o risco de termos insolação, intoxicações queima e perda das nossas epidermes e outros danos ao nosso corpo. Mesmo assim ficamos tomando o famoso banho de sol por horas e horas deitados na areia da praia, à beira de piscinas, pedras, em convés de barcos, etc. Depois dos estragos feitos saímos correndo em busca de pomadas e remédio. Pior de tudo: colocamos a culpa no sol por estar muito quente, kkkkkkk.
03] – Justificando o progresso e a modernidade o homem vai asfaltando e cimentando todas as áreas urbanas, não deixando um mínimo de chão para onde as águas da chuva deveriam ser filtradas. Assim, tudo impermeabilizado, sofremos com tantas enchentes e inundações. E mais uma vez culpamos o mau tempo e a intempéria.
04] – Nas grandes capitais e metrópoles o povo sem o mínimo de educação e respeito joga nas vias públicas, rios e córregos todos os tipos de objetos e detritos, desde uma bituca [ponta] de cigarro até sofás e peças velhas de automóveis. Por conseqüência os bueiros, tubulações, redes de esgotos vão sendo entupidos causando estragos por todo lado.
05] – Cada vez mais os homens agridem a natureza, matando as matas ciliares, mudando cursos de rios, interrompendo cascatas e cachoeiras, represas e açudes naturais vão sendo fechados e destruídos; ações essas que poderiam muito bem ser moderadas ou até evitadas para não nos prejudicar tanto. Mas não, a ânsia e ganância dos empreendedores falam mais alto.
06] – Os caçadores de ouro e pedras preciosas já conseguiram destruir uma região inteira em nosso país, em busca da riqueza, tudo de forma indiscriminada, às margens da lei, muitas vezes com a conivência das autoridades. Cavocaram quilômetros e quilômetros de terra no nosso sertão e de quebra deram a essa região um nome, até sugestivo, SERRA PELADA. Uma significativa agressão ao meio ambiente.
07] – Na Amazônia, “o pulmão do mundo”, a palavra moderação está ausente do dicionário. Os homens estão cortando as nossas principais árvores, vendendo para o exterior como matéria bruta; derrubando alqueires e alqueires de matas, arregaçando com tudo; caçando e pescando indistintamente degradando os rios e tudo, sem a mínima consciência. Mais triste ainda é que as autoridades não fazem o mínimo esforço para conter esses verdadeiros vândalos.
08] – Nas nossas praias, que são as mais lindas do mundo, o desleixo do homem e o seu desrespeito então é coisa de louco. O local sagrado, lindo e pitoresco onde ele devia ir para apreciar a beleza do céu e mar e a natureza, vemos diariamente as devastações provocadas pelo homem, que jogam todo tipo de material ofensivo, tais como plásticos, latas, ferros, aços e produtos químicos corrosivos, capazes de acabar com os peixes e crustáceos. Em santos estão acabando com o nosso mais lindo manguezal.
09] – Os homens adultos a todo instante arregimentam e induzem mais os menores de idade a consumirem e comercializarem com todos os tipos de bebidas alcoólicas, tabacos e drogas. Fazem isso em todo e qualquer lugar, inclusive a céu aberto. Isto por conta de duas decisões dos nossos legisladores, equivocadas a meu ver, quando insistem em não reconhecer a maior idade do homem aos dezesseis anos; os deixando impunes por tantos crimes. E também de aceitar que o usuário dependente químico não é criminoso. Ora, os traficantes só existem porque os usuários podem consumir livremente, sendo seus escravos, consumidores e dependentes diretos.
10] – Vejo, pela nossa falta total de informação, falta de educação e cultura, que não comemos com moderação. Alimentamos-nos em horários e locais inadequados. Hoje em dia são poucas as famílias que se sentam à mesa para as refeições. Normalmente cada membro da família tem seu horário, que nunca coincide com as dos demais. Muitos comem feijoada às duas horas da madrugada. Vão as churrascarias e comem mais de dois quilos de alimentos, tomam duas ou três cervejas e em seguida sentam ao volante do seu automóvel normalmente como se nada tivesse acontecido. Chegam a casa e dormem por duas ou três horas. Com certeza o cidadão que faz isso está propenso a grandes problemas de saúde.
                    Claro que existem inúmeras outras formas de falarmos sobre a nossa falta de moderação, porem as que enumerei são apenas para lembrarmos com mais constância.
                    Atenção! Não há necessidade de MODERAÇÃO para o amor e para se amar.
 
                    
 
CLEMENTINO POETA E MÚSICO
Enviado por CLEMENTINO POETA E MÚSICO em 12/05/2011
Reeditado em 13/05/2011
Código do texto: T2965774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.