UM CASO DE INDIGNAÇÃO: Educação e Saúde em Jandira virou é caso de CPI
Tsunami político em Jandira: para ler mais entre no endereço: http://paulinhistory.blogspot.com/2011/03/educacao-saude-sao-casos-de-cpi-em.html
Para ver mais entre no endereço: M CASO DE INDIGNAÇÃO: Educação e Saúde em Jandira virou é caso de CPI
Brincaram de fazer educação em Jandira. Um município carente, pequeno e que poderia ser facilmente gerenciado se houvesse por parte de vereadores e prefeitos vontade política para resolver os problemas e oferecer uma boa qualidade nos públicos serviços prestados à população, atendendo a todos satisfatoriamente. Com certeza, e sem querer generalizar, existe na Câmara Municipal uma maioria de vereadores intitulada de bancada governista e aliados, que nunca se preocuparam de fato com o município e nem tiveram interesse algum de fiscalizar, nem de aprovar projetos que de fato trouxesse algum benefício aos cidadãos jandirenses, o que assistimos ao longo de mais de 20 anos foram disputas politiqueiras, negociatas e patifarias. Política em Jandira é igual àquela brincadeira que a garotada chama de “cabo de guerra” onde um grupo oposicionista puxa para um lado e até lança algum projeto de benefício à população, e do outro lado da ponta, outro grupo composto, claro, pela maioria, puxando para o lado político e pessoal. O problema é que a corda é o povo, que acaba no fogo cruzado dessas disputas.
CABO DE GUERRA: Governistas x oposicionistas
É amigos, Jandira hoje está sendo conhecida pela corrupção, é uma pena, mas é a mais pura verdade. Um a bomba iria estourar, só faltava alguém ascender o estopim para que a pior crise política viesse a explodir. No Japão o povo sofre com um Tsunami, e agora o risco de uma tragédia nuclear. A população jandirense hoje se encontra também num tsunami provocado por um cisma político de intensidade 9. O cisma ocorreu bem no centro da administração política tucana da cidade. Um mar de lama invadiu os setores administrativos, funcionários fantasmas por todos os lados, e a lama estava também no gabinete, Câmara Municipal e prefeitura. Médicos que recebiam salários de mais de 22 mil reais, 8 mil, até chegar em salários mais baixos, todos recebiam sem fazer nada. Quem sabe a intenção não fosse a de criar um atendimento de saúde à distância, já que haviam mais de 15 pessoas na ária da saúde que nunca prestaram serviços mas recebiam à distância, quem sabe, com um telefonema não se pudesse fazer uma consulta. “Logo logo um paciente irá simplesmente ligar e com um telefonema fazer a sua consulta, nessa administração”, ironizou o vereador Zezinho do PT em uma de suas falas num evento em que participei, dia 20 de março, próximo à delegacia civil. que o passado já anunciava isso. A saúde de Jandira está mais pior que nunca, e se já foi ruim, agora é que o caos está mesmo instalado.
E na educação? Como está?
O compartilhamento de escolas entre município e Estado foi “feito nas coxas”, salas de diretores de escolas estaduais foram suprimidas e diretores comprimidos, abriram um buraco na parede em um espaço 2x2 que mal cabe mais de duas pessoas e chamaram isso de compartilhamento, “parceria” ou deem o nome que quiserem dar, para mim o que foi feito foi para atender uma política nepotista que há mais de 20 anos está instalada no município. A educação virou alvo de cabide de empregos arranjados, mas como não se podia deixar de atender os interesses de quem apoiou certos candidatos, então, advinha qual foi o alvo da politicagem? Isso mesmo: a Educação!
Faltam creches para mais de 600 crianças em Jandira e os caras-de-pau foram compartilhar escolas, mexendo com a vida de adolescentes e professores da rede estadual. Numa escola em que trabalho, 9 salas foram emprestadas à administração municipal sem condições pedagógicas adequadas para as crianças, mesas e cadeiras inadequadas, e criancinhas pequenas num mesmo espaço de jovens de 5ª série e 3ª séries do ensino médio. Á noite as salas acabaram super lotadas, os que não puderam ficar de manhã foram empurrados para esse período, salas com 60 alunos e um professor sem saber como trabalhar com esse número excessivo. Na educação municipal havia muitos funcionários fantasmas, porém informações dadas na reunião do Conselho Municipal de Educação, das 9h:00 às 12h, esse é um problema que já está resolvido: “Não há mais nenhum funcionário fantasma na educação, eu garanto”, diz professor Mitchel. Tomamos conhecimento que a situação deixada pelo ex-secretário Paulo Edson de Paiva é caótica, a desestrutura da educação, no atual estado não é coisa que se resolva de imediato, houve gasto de mais de 70% com educação, e os professores ficaram sem o resíduo que pagariam o bônus, ninguém sabe onde se gastou tanto sendo que a creche central está sofrendo inundações e a obra que foi iniciada foi caótica, a água da chuva, ao invés de cair para fora, cai para dentro, segundo informou Mitchel, ainda ironizei: “Será que o propósito da administração passada era de afogar as crianças?”. Brincadeira, uma obra assim, um puxadinho tão mal feito, que dá a impressão de que nem há engenheiro acompanhado o que está sendo feito, até uma pessoa leiga e que não possui conhecimentos básicos de engenharia perceberia erros grosseiros na reforma da creche. Atenção pais: funcionários da creche central dão conta de que...
1) Há infiltração nas paredes.
2) Por haver infiltração o teto começa a inchar e a ter problemas, isso pode ser perigoso.
3) Há indícios de que a corrente elétrica já está passando pelo concreto e pessoas estão levando choques.
Cuidado, não encostem na parede. Ah, e torçam para não chover muito, se não as crianças corerãor o risco de se afogarem.
Enquanto isso...
Do outro lado, num lugar onde rola grana alta estão os nossos nobres vereadores, que apesar de gostarem de ser chamados de Excelência, são os piores legisladores que já tivemos nesses últimos 20 anos, com exceção dos novos. Tem vereador que o povo já devia há muito tempo, ter dado um pé no traseiro dele nas eleições passadas, porém, ou o eleitor de Jandira é cego ou está sendo comprado em todo pleito eleitoral, coisa que é um absurdo. Como se explica mandatos de 4 ou 5 legislaturas de pessoas que só sabem entrar com projetos de construção de lombadas? Mudança de nomes de ruas ou praças? Tira placa, põe placa com nome de outras pessoas etc. Estes são os projetos. E a saúde? E a educação? Nota Zero!
Tanto descaso no trato à coisa pública. Como pode? Desvio de verbas da educação? Brinquedos da Lego sem projeto previamente discutido e elaborado com os professores? Educação é mesmo uma mina de dinheiro para quem aprendeu uma única lição na vida: roubar!
Onde estão aqueles que durante as reuniões ficavam tecendo comentários claramente favoráveis a tudo o que vinha sendo feito pela administração passada? Onde estão hoje? Por que mudam o discurso. Agora estão mais moderados e outros até se calaram. Será que perderam aquele ímpeto de comparar administrações da gestão Bururu com a atual? Por quê? Claro que a velha frase de Maquiavel para muitos ainda está em moda, de que "Os fins justificam os meios", porém, isso é relativo, já que os MIOS que muitos conhecem ão os mais duvidosos possíveis, por isso, preferem fazer comparações sem fazer uma análise mais aguçada do que foram os mais de 20 anos perto daquilo que se fez em apenas 8. Claro que nenhum desvio de conduta justifica o outro e ninguém é santo nessa história, trata-se de ter bom senso e um pouco de senso crítico, porque, os que comparam, estão com cargos em algum lugar, pior é que já estiveram na administração passada, por isso, julgam-se até no direito de comparar!
O prefeito foi assassinado. Doutora Anabel assumiu... Nada mudou.
A educação continua sendo alvo de discussão. Trocam-se os atores, mas o cenário é o mesmo. Mudam-se as máscaras, permanecem os atores. Com exceção da nova secretária e de alguns que entraram como o companheiro Mitchel e Sirlene, nova secretária, vejo que muitos da velha guarda corrupta, permanecem trabalhando na educação, por isso, solicitei hoje no Conselho que sejam apresentados todos os nomes de Diretores ou Diretoras de escolas e seus respectivos Supervisores, para que possamos no Conselho ver de fato que responde pelos problemas enfrentados na atual gestão municipal no que tange à educação. A nossa atual prefeita afirma que sente-se intimidada, porém, sabia que ao entrar na política fortalecendo o gênio do mal e fazendo aumentar o tsunami que invade Jandira, ela sabia sim o que iria enfrentar. Não há inocentes nessa história, e todos devem sim, responder pelas pastas que assumem.
CPI Já Educação! Esse deve ser o clamor popular dos jandirense, das mães sem vagas nas creches. CPI para apurar onde foram gastos mais de 70% das verbas do Fundeb. Os professores não terão bônus, porque, não sobrou um centavo. E agora? Companheiros professores, as monitoras de creches já estão se organizando, fazendo abaixo-assinados. Cadê os professores? Vão se cala e deixar como está, ou vão desta vez sair às ruas e lutar?
POVO JANDIRENSE, É HORA DE EXPULSAR OS CORRÚPTOS DE NOSSA CIDADE
É hora de dar cartão vermelho para os políticos de Jandira que não denunciam essas situaçõesÉ hora também de tirar o chapéu para aqueles que arriscam a enfrentar a máfia da corrupção e levam essas questões levantadas ao Ministério Público.
É hora de repudiar aqueles que só ficam com falácias em jornaizinhos e gastando saliva em defesa daqueles que causaram todo esse tsunami na gestão pública jandirense, não é hora de puxar o saco de ninguém, quem tiver vergonha na cara nem deveria aparecer em público para falar nas próximas eleições. Mas, os que sempre mostraram a verdade e denunciaram essa podridão, como o vereador Zezinho e Maura, esses sim, o povo deve apoiar, pois, certamente somarão na próxima legislatura com os NOVOS que forem eleitos.
NÃO FAÇA COMO O AVESTRUZ: Você tembém é responsável!
Tem muita gente boa por ai que atuam como professores há mais de 20 anos, com experiência em educação, talentos desperdiçados até por saber que o povo não costuma votar em pessoas de boa índole, já que não podem muitas vezes dar uma cesta básica bichada, nem cobertor, nem remédio ou cobrir algum salão de igreja com telhados novos em troca do voto de cabresto tão praticado ainda hoje, mesmo sendo um crime. Cartão vermelho para estes políticos corruptos! Que todos os novos sejam bem vindos, de preferência aqueles que não têm rabo preso com a velha guarda corrupta e nem carrega no sangue o DNA de seus parentes corruptos como Bruna Furlan filha do Oligarca de Barueri. Que aqui o povo jandirense consiga desvincular amizade e parentesco da política, só assim iremos romper com a hereditariedade, herança maldita na política e transformar Jandira numa cidade melhor.
Uma população de mais de 100 mil habitantes jogada às traças
São dezenas de trabalhadores que saem de Jandira para trabalhar fora, e isso ocorre porque nenhum dos prefeitos que passaram tiveram a competência de atrair empresas e empregos para este município. O que alguns fizeram foi lotear e leiloar bairros do município como aconteceu com a entrega do barro Vila Márcia para Barueri, e se a coisa continuasse no pé em que estava, logo iriam entregar também o Vale do Sol, divisa com Barueri. Por quê? Entregaram um terreno de 6 mil metros, segundo denúncias, para uma faculdade particular, enquanto isso, faltam escolas e creches, faltam postos de saúde e um pronto socorro decente para atender a população. Todos os desmandos da educação precisam ser respondidos e os responsáveis precisam ser punidos pelos desvios, na saúde também, os milhões desviados e os salários altíssimos pagos a médicos fantasmas, tudo isso não pode passar impune. Os dados oficiais apontam que a população jandirense saltou de 91.807 para a casa dos 103,784 mil habitantes, então meus caros cidadãos jandirenses, esses mais de cem mil habitantes precisam reagir e mostrar a sua força e indignação para tirar Jandira da lama!