Pela Educação
As aulas para os alunos do ensino fundamental e do ensino médio já estão começando em todo o país. Nas grandes cidades o trânsito defronte as escolas fica tumultuado, um problema que precisa ser resolvido. A primeira semana é de adaptação entre alunos e professores.
Frequentar uma escola pública hoje em dia é um privilégio, e entrar para uma faculdade já não é mais um sonho, mas sim uma realidade. Na Universidade Estadual de Goiás - UEG, o sistema de cotas não foi preenchido, muitos passaram sem utilizá-lo.
Os governos federal, estaduais e municipais têm investidos na educação. Escolas modelos estão sendo construídas, onde há centros de esporte, bibliotecas, salas de computadores, enfim, toda uma infraestrutura para alunos e professores. E desde o ano de 2008 a disciplina música está inserida nas escolas, com as mesmas tendo a opção por banda de fanfarra ou hip hop.
Os alunos do ensino fundamental recebem salário-escola como incentivo para não faltarem aulas, e têm merendas como atrativo, ganham livros didáticos, praticam esportes e têm aulas de reforço. São acompanhados por pedagogos e coordenadores.
Os alunos do ensino médio têm professores específicos para cada matéria; fazem estágios para o primeiro emprego. Há sistemas de cotas para o ingresso em faculdades. E se forem aprovados no Prouni - Programa Universidade Para Todos não precisam prestar vestibular e ganham bolsas.
Os professores têm planos de cargos e salários e recebem incentivos para se especializarem. Recentemente foi aprovado pelo governo federal um piso salarial em todo o país. As greves que eram rotinas já não podem existir; não há motivo.
Para que tenhamos escolas ainda melhores é preciso acabar com o bullyng, a violência praticada entre alunos, por intolerância as diferenças econômicas e culturais, racismo, opção sexual e até problemas físicos, como obesidade, nariz grande, queixo proeminente e orelha de abano.
As autoridades da educação precisam se unir para acabar com a violência e criminalidade nas escolas; pois alguns alunos são aliciados por criminosos para o uso de drogas. É muito simples: basta aumentar a vigilância e colocar policiais ao redor das escolas. Pois temos que proteger a integridade física e intelectual de nossos alunos, que são o nosso futuro.
(Publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 13-02-2009)