DIA 19 DE ABRIL, DIA DO ÍNDIO

 

Os verdadeiros donos desta terra.

Quando os portugueses desembarcaram de suas caravelas com suas caravanas este território já estava demarcado.
Nós é que somos os intrusos eles tinham como propriedade toda a natureza, donos de suas liberdades e possuidores deste solo, colhia os frutos da terra para sua sobrevivência e nunca causou danos a natureza.
No século 17 surgiram os bandeirantes desbravando abrindo caminhos nas matas descendo rios a baixa com canoas localizando as aldeias importunando as tribos.
Os habitantes dos aymorés, tupinambás e outros que viviam por aqui foram invadidos pelos bandeirantes que os pilhavam enganava apresentando objetos que só existia nas grandes civilizações e os inocentes nativos admiravam e acabavam entregando grandes quantidades de ouros e pedras preciosas em trocas de quinquilharias de qualidades vulgarem, pepitas de diamantes que só seria valorosa para os homens civilizado, os bandeirantes além de roubar e destruir a cultura dos índios diziam em tom de ameaças que os matariam todos, colocando álcool em um recipiente e atavam fogo dizendo que se ele não mostrasse onde estaria o ouro ele incendiariam os rios.
Os índios nas suas inocências não tinham conhecimentos que o álcool pegaria fogo, se assustavam ao ver as chamas ardendo neste líquido transparente semelhante a água, não sabia que se tratava de uma chantagem, entregavam seus valores em mineração em troca de não perder os rios e as matas pelo incêndio ao qual os chantageadores os ameaçavam.
É inegável que os bandeirantes contribuíram com o progresso e desenvolvimento de nosso Brasil colônia, fundaram cidades e vilas, descobriram a navegação por vias fluviais e até construíram estradas e caminhos nas matas, mas em contrapartida também cometeram grandes barbarias por onde passavam, praticavam atos criminosos com os nossos irmãos brasileiros.
Os índios não têm motivos para comemorarem este dia, eles ainda continuam sendo invadidos pelos homens brancos, a população indígena no território brasileiro esta diminuindo a cada ano que passa apesar de se tornarem mais civilizado nos dias de atuais, existe uma média de 350 mil índios vivendo dispersados pelo território brasileiro fazendo parte de um pequeno grupo de apenas umas 200 tribos, perderam a característica selvagem nativa das florestas. Os missionários religiosos insistem em ensinar religião que não condiz em nada com os seus costumes mudando completamente os hábitos e tradição que vinham sendo praticado como herança, bom de lembrar e aquele poema de Gonçalves dias o Juca Pirama:- “meu canto de morte guerreiro ouvi, sou filho da selva na selva cresci, guerreiro descendo das tribos tupi.
Da tribo pujante.

Nos dias atuais não seria nada poético para Gonçalves dias perceber tantos atos desumanos praticados pelos homens brancos “Políticos” que os deslocam dos grandes centros, destroem suas moradias nas cidades grandes. Para estes homens civilizados é motivo de vergonha a presença do índio nestas praças, e infelizmente procuram logo uma forma de esconder dos olhos dos turistas nestes grandes centros, quando em grandes eventos, em datas comemorativas ou em encontro mundial de competição esportiva.
Mas o dia 19 de abril ainda continua sendo a data comemorativa da existência destes poucos nativos brasileiros que ainda insistem em sobreviver nesta terra que já foram somente deles; Ilha de Vera Cruz.

Antonio Herrero Portilho
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 20/04/2013
Reeditado em 24/01/2023
Código do texto: T4250035
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.