Dita dor?

Léia,

Lei,

Leia-a:

Milei.

Se mugir,

Sinal de lê gado.

Posfácio

Não seja subalterno, pelego e escravo da ignorância, de sexo e principalmente, de trabalho, de leis, do dinheiro e de pessoas; pois, governado e mandado é, quem não tem autodomínio, quem não conhece seus limites, quem não se governa, quem não respeita o coletivo. Sabendo-se d'isto, abaixo os ditadores; idem os populistas bons de lábia, bem como os falsos amigos.

Atualmente, raro encontrar alguém que não seja falaz narcisista ostentador. Abriu a canastra de emoções e necessidades, os aproveitadores de plantão manipulam sem pena e piedade.

Sobre o dinheiro, ainda que ganho com o sal da cara, sobreviver e viver bem, isento das amarras do consumo, não é tão caro. Exemplificando, biologicamente, um prato de comida com nutrientes diversos e cinco copos d'àgua, é o que necessitais diariamente; e uma vez que a Natureza é provedora, qual é o custo do que é essencial à saúde e à vida. Portanto, sobreviver não requer estoques de alimentos; muito menos, de bens materiais.

Honra, caráter e saúde mental não colhem flores nos jardins da ganância, muito menos no pomar da cobiça. Com efeito, se cada pessoa se incumbir de levar um pouco de bom caráter, além de todos participarem em igualdade, a festa será um deleitoso ato de bom senso e justiça.

Sem esgotar o tema, cito o radialista Gil Gomes, sombrio senhor que noticiava o caos e as tragédias cotidianas de um povo desrespeitoso e desumano, que abrindo e fechando o seu programa, dizia: "se você agir com dignidade, poderá não consertar o mundo; mas certamente, será um canalha a menos".

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 27/01/2024
Reeditado em 28/01/2024
Código do texto: T7985799
Classificação de conteúdo: seguro