A origem da poesia
A poesia religiosa surgiu antes da escrita, e consta no registro da maioria das culturas, na forma de expressões faladas, em obras antigas como os Vedas indianos (1500 a. C.) e os Gatlas de Zoroastro (1000 a. C.) Há o registro de um poema ao deus do Sol, no antigo Egito, de autoria do Faraó Amenofis IV (1372 a. C.).
O povo hebreu conhecido pelas narrativas orais, cultivava a poesia religiosa em versículos contida nos livros dos Salmos e Provérbios do Antigo Testamento, que também eram cantadas ao som duma harpa, lira ou outros instrumentos músicas da época. O personagem Davi era um salmista e harpista.
A poesia amorosa surgiu após a invenção da escrita alfabetizada, que criou vida a partir do alfabeto fenício (XIII e XI), que foi adaptado do alfabeto semítico, que se originou da escrita protossinaítica ou alfabeto protocananeu e hieróglifos egípcios. Foram os gregos que criaram as vogais e desenvolveram a escrita por volta de 1000 a. C. A primeira Bíblia foi escrita em 03 códices (livros escritos em folhas de papiro ou pergaminhos, e constituídas de peles de animais e costuradas) na língua grega, datada de 400 d.C.
O poeta grego Anacreonte (563 a.C – 478) foi o principal representante da poesia lírica amorosa, que era cantada ao som duma lira nos momentos de namoro ou do amor e na degustação do vinho. Os seus seguidores eram conhecidos como anacreônticas. Anacreonte escreveu vários livros, provavelmente em rolos de papiros vindos do Egito, porque o pergaminho foi criado no século II a. C.
Goiânia, 22-07-2023