A gênese da Ignorância

Etimolologia

Radical é proveniente de raiz; o que é fundamentado na origem; na gênese e essência do tema.

A palavra Cultura (com C maiúsculo) vem de colere em latim, que significa Cuidar. Portanto, quem se propõe à Cultura, protege, ama, preserva, Cuida de algo.

Todavia, em praticamente tudo, há o maniqueísmo contrário; e o contrário de Cultura, é ignorância, escuridão. E a ignorância, ou melhor: a falta de leitores e não menos, zelo e cuidado com a leitura, assassinaram inteligências e abaixaram as portas da livraria Cultura em São Paulo.

E não demorou muito, o que era blackout - quem detesta o inglesismo nosso escrito em toda camiseta, dirá queda de energia- tornou-se trevas.

Com as portas abaixadas e definitivamente, lacradas,enquanto os ignorantes sorriem e aplaudem em pé, os cultos sensatos lamentam o assassinato consumado de mais um fragmento da Cultura brasileira.

yanomamis Urbanos

Favela, invasão em margens de córregos e represas, moradias ambulantes ( barracas e puxadinhos de lona em árvores) em praças públicas, viadutos, pontes e calçadas e cracolândias também serão incorporadas e regulamentadas no Plano Diretor das cidades; ou continuarão sendo "ocas yanomamis" vistas a olhos nus, porém, não postas em papel e não declaradas pelos órgãos competentes.

A saber, nos últimos 25 anos o que mais aumentou nos grandes centros urbanos, foram esses tipos de moradias alternativas, mudando radicalmente, a geometria e mobilidade viária, o comércio e o visual arquitetônico / paisagístico do local e cercanias.

Resultado de governos assistencialistas formados por populistas, os quais se prevalecem politicamente no "é dando que se recebe", sigamos validando o quanto pior, melhor.

Veja e faça que não viu o sigamos abaixando portas, colocando abaixo Culturas, destruindo mentes, carbonizando corpos e validando a ignorância coletiva.

Questionam, combatem, achincalham quem dispõe-se de tal "ferramenta", mas é impossível ser culto ou ignorante sem ser radical, e a recíproca é verdadeira. Pois, tudo e toda virtude humana é questão de princípio, critério, procedência e raíz. Isto explica o por quê dos honestos e verdadeiros serem radicais em suas palavras e teses.

Passemos, pois aos religiosos e o que professam: o difícil da Bíblia é praticar em totalidade os ensinamentos de Cristo, primogênito de Deus, descritos nela. Daí, igual a maioria das teorias humanas, a Bíblia fica somente no conhecimento de quem a lê; ou parte dos acontecimentos, tragédias e catástrofes não são causadas por muitos religiosos que professam Deus e usam o livro Sagrado para difundir os seus ensinamentos?

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 11/02/2023
Reeditado em 13/02/2023
Código do texto: T7716554
Classificação de conteúdo: seguro