Dia da Consciência Negra reflexo de luta para as "minorias"

O Dia da Consciência Negra começou a ser comemorado no Brasil em 2003, com a implantação da Lei Federal 10.639/03 da qual tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro- brasileira e instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar.

Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país. Tanto das escolas públicas como das privadas.

Em alguns estados do país, o Dia da Consciência Negra é feriado como no Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Também é feriado em quase mil cidades brasileiras.

O dia 20 de novembro foi escolhido por se tratar da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, o maior agrupamento de negros fugidos e alforriados da história. Essa data lembra a luta do negro contra a escravidão. A não aceitação da condição cativa. E o papel do negro como protagonista da sua história. Como aquele que prefere a morte a perda da sua liberdade.

O Dia da Consciência Negra tem como finalidade promover a identidade cultural dos negros, designa a percepção histórica e cultural que a população negra tem de si mesmo, afirma sua trajetória de lutas, sua importância na construção da história do Brasil.

Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

A discriminação sentida em todas as áreas, tornou o negro excluído da sociedade, da educação e consequentemente, do mercado de trabalho.

Além disso, o Dia da Consciência Negra tem o intuito de conscientizar a população para a importância dos afrodescendentes na formação social, histórica e cultural do nosso país.

É uma data de afirmação, de valorização, de lembrar os horrores do escravismo. Mas sobretudo, mostra o papel daqueles que lutaram pelo fim da escravidão. Lembra também, que o Brasil foi o local que mais recebeu escravizados no mundo e foi o último país ocidental a pôr fim ao trabalho compulsório.

Essa data deve servir a outros grupos como inspiração para que os mesmos reivindiquem e tenha seus direitos assegurados e respeitados. Um povo que conhece a sua história sabe que nenhuma luta é em vão.

E que fique claro: nenhum direito é dado! Sempre são conquistados através de lutas!

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 12/11/2022
Reeditado em 16/11/2022
Código do texto: T7648128
Classificação de conteúdo: seguro