Suassuna, o Compadecido?

Pau e Corda Suassuna

Ao ouvir a Banda de Pau e Corda, ( sugestão o disco Redenção de 1974) o ouvinte toma conhecimento que todo o apogeu cultural musicado apresentado pela banda, é legado de Ariano Suassuna. Pois, seus projetos eram arrojados, insinuantes e sobretudo, tinham como tema, a brasilidade nossa de cada quadrante da rosa dos ventos. Raro encontrar algo que leve a mão milagrosa e a genialidade dEle, que não convença os exigentes críticos de arte.

O senhor das letras foi único, soberano a trabalhar os costumes e hábitos de nosso povo; prioritariamente, do povo do Norte e Nordeste; e não trocava o "oxente" do matuto sertanejo, pelo "ok" do americano, ou de outros gringos. Portanto, Ele não compadecia, nem um pouquinho pela linguagem estrangeira; ao contrário, era ferino escarnecedor.

Formidável Suassuna...; um demônio divino das letras, a nos provocar sentimentos em forma de encantamentos diversos, sempre!

A Banda de Pau e Corda é mais uma daquelas bandas que escancara o que havia de melhor pelos sertões e bandas dos cariris, bem como do urbano regionalista. Tudo: as notas leves, letras, vibrantes acordes, harmonias suaves e lirismo poético, foram trabalhados com refinado esmero e apreço para ouvidos, sensivelmente, finos.

Por fim, resta-nos apresentar o espetáculo: "durma com essa sonoridade melódica, Ariano. Aí, onde estiver, o concerto será regido e tocado por hordas de anjos."

- ah, pois; e num é, que é mesmo, oxenti!

Tentam de todas as maneiras derrubar a Simplicidade do Matuto campeiro, mas ela se mantém forte, robusta, revigorada e bem humorada, por quem a representa. Salve Suassuna, o literato singelo da caatinga.

Pobre, quando pobre digno, sua RG é a índole e o CPF é o caráter. Os documentos não possuem números, em compensação, desfrutam da leveza consciencial de serem livres como cidadão, exercendo o direito pleno de ir e vir.

Lula x ...

Do "ódio" - ódio de políticos, é mais ou menos amor entre adolescentes - nos bastidores, forjam-se os anéis e as alianças; e no passado, Lula casou-se politicamente com Maluf, com a trupe do PMDB, bateu continência para FHC e recentemente, casou-se com o Alckmim; e já se aproxima de Bolsonaro para casamento futuro.

Caso esteja respirando, daqui uns anos Lula se unirá em definitivo com Ele; e não apenas em debate na Globo, para presidente 2023. Tenham paciência!

O sujeito vindo do Nordeste de pau-de-arara, transporte coletivo que ainda está ativo por àquelas bandas, foi pobre e atualmente é omi de Pudê. E como todo omi de Pudê, detesta esquerda reacionária, exceto se for feita por seu partido, PT contra quem estiver no poder.

P.S.: em sua posse, com recursos da lei Rouanet, contratará Cazuza para cantar: "ideologia, Eu quero uma prá viver".

Almir Sater - um poeta pantaneiro, um cantor do realismo fantástico brasileiro, suas lendas e legado mágico... Ouvir suas canções é embarcar em uma máquina do tempo... Grande e simples Almir.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 15/08/2022
Reeditado em 02/09/2022
Código do texto: T7582577
Classificação de conteúdo: seguro