Artesanato e a sua importância para a saúde mental

Artesanato é toda produção resultante da transformação de matérias-primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade.

O trabalho manual te ajuda a ter uma boa saúde mental e contribui para o seu bem-estar; além de estimular ativamente o seu cérebro. Também favorece a reflexão e meditação porque despertam sua imaginação e te permitem explorar cantos desconhecidos de sua mente.

O artesanato ativa os canais sensoriais do corpo, ou seja, visão, audição, olfato, tato e paladar. Você pode até ficar com uma percepção especial, percebendo um ou vários canais de um jeito diferente das outras pessoas!

O artesanato tem diversas finalidades. Ele pode ser usado como uma forma de distração, pode ser uma forma de reproduzir a arte, como uma atividade terapêutica, como uma profissão, e muito mais… Como uma forma de exercitar o cérebro, o artesanato é muito recomendado pelos médicos, principalmente para pacientes idosos.

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.

O incentivo à produção artesanal constitui, portanto, uma forma alternativa de incentivo às economias de base local, assegurando a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias, considerando que grande parte dessas pessoas encontra no artesanato uma forma de garantir a sobrevivência.

O artesanato trata do trabalho manual de um individuo em que ele tem liberdade de usar diversos ou quaisquer materiais possíveis para a produção dos produtos. Os mais comuns são de origem natural, como madeira, produção cerâmica, barro, palhas, tecer renda entre outros.

Hoje em dia, o artesanato está intrinsecamente relacionado à chamada cultura popular, uma vez que consiste, justamente, na utilização das mãos para a produção do objeto artístico, resistindo contra a industrialização. Além disso, é frequentemente associado à produção familiar.

O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.

Informações disponíveis no google
Enviado por Maria José Araujo Rosa em 13/06/2022
Código do texto: T7536793
Classificação de conteúdo: seguro