Artigo liberado para Leitura somente às 7 horas

Seguindo o profetizado por Altina:

"Abaixo das nuvens,

Desperto com a luz.

Após ler Sêneca, Epíteto e Epicuro,

Fecho os olhos com o escuro."

Em grego, caos é desordem;

E Cosmos, universo regido pela ordem;

Conclusão: somos redemoinhos fulminados pela competição. A saber, competir em terras de humanos, é o mesmo que guerrear. É matar ou morrer.

Ora cordial,

Ora estúpido;

Ora entendendo o universo,

Ora ignorante em potencial.

Se o que fazem agora, neste exato momento parece muito com o que fizeram antes; e se o hoje é embasado no ontem e o ontem, no ante-ontem, por que demora-se tanto para aprenderem fazer corretamente.

Estariam faltando com virtudes, tais como, zelo, apreço e percepção. Não obstante, fazer corretamente não significa perfeição. Apenas fazer; querer fazer. Obviamente, fazer bem feito!

"Falta-nos, pois, disciplina afetiva; atributo que Eu chamo e considero luz movente!

Naquele entardecer, foi o que falou dona Altina; mãe realista que professava verdades que não eram para qualquer mente.

Findado a resenha proseada, escureceu. E Eu farto de palavras ululantes, fato que deixou-me com a consciência alva feito neve, adormeci. Adormeci sabendo que sensatez, liberdade, altruísmo e empatia não devem ser somente discutidos ao entardecer.

Ainda mais porque dorme-se hoje, para amanhã Ser alguém vestido de ideias e atos renovados.

Dona Altina: com as suas lições e ensinamentos, seus filhos ganharam dias, meses, anos, décadas de pássaros. E sem jamais esquecerem os vossos ninhos, voaram para poleiros distantes...; foram e voltaram para aninharem-se nos colo dEla; o qual fez de asas abertas.

Ivan Vilela:

Entusiasta do genial talento dos gênios, ao ouvir o diálogo musicado entre o instrumento e o violeiro, bateu uma saudade dos diabos de MC Kevin. Não lembram mais dEle? Ora, lembrando ou não lembrando, ninguém perde nada. Afinal, o silêncio, a reflexão e a mudança de postura, quando assimiladas, conduzem à evolução interior.

Porém, não lembrar dos idos 1928, em que o índio Macunaíma foi o protagonista no livro de Mário de Andrade, perde-se muito conhecimento.

Não entendam como saudosismo anacrônico, mas as semelhanças nos remetem ao passado distante...; concordam? Consideremos que se não há semelhanças nos ritmos, notas, acordes e musicalidade, pelo menos há nos Macunaímas; afinal, heróis sem nenhum caráter não escolhem época.

Localizar o homem no tempo e espaço, essa é a finalidade da história, bem como da literatura. Todavia, parecidas com a viola, malditas disciplinas denunciadoras!

E unindo letras, sabedoria e o melhor à agradável sutileza musical, com a viola agarrada a seu peito, o mineiro foi doado ao mundo.

Ivan Vilela | Programa Instrumental Sesc Brasil

P.S.: Salve os agricultores debulhadores de cordas. Não menos, reverências e aplausos sejam dados aos bons músicos semeadores de notas.

Tráfico organizado é igual cabelo debaixo do sovaco, não cortou, vira arame farpado. Depois, quem bota as mãos?

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 10/06/2022
Reeditado em 13/06/2022
Código do texto: T7534571
Classificação de conteúdo: seguro