Um desfile cívico que engrandeceu o município e a cidadania dos munícipes
Hoje, participei, junto com meus colegas professores, alunos e a direção da escola onde leciono, o Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES), do desfile cívico em homenagem aos 176 anos de emancipação político-administrativa do município de Rio Bonito, que se localiza na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. De fato, o desfile foi um exemplo de civismo, amor ao município e de cidadania. Todas às escolas públicas das redes municipal e estadual participaram, além das escolas privadas, desde a Creche ao Ensino Médio, totalizando 41 Unidades Escolares.
Sinceramente, nunca havia presenciado e participado de um desfile tão belo e tão lotado. Eram multidões de pessoas para desfilar e para assistir, numa manifestação irretocável de amor pátrio e civismo!
Lembrei-me, com saudosismo, dos desfiles do 13 de novembro da minha quatricentenária cidade, Cabo Frio, que não ocorrem faz alguns anos.
Confesso que fiquei emocionado, durante o desfile, ao olhar para trás e observar a faixa em homenagem a três companheiros de trabalho que faleceram recentemente. Eles sempre lutaram por uma educação pública gratuita e de qualidade: Maria Auxiliadora, Sergio Ribamar e Catarina Machado. Com destaque, achei lindo a filha da colega Catariana ser uma das pessoas a carregar a faixa, e pude observar seus olhos lacrimejando de emoção por participar de um evento de tão grande importância local e, sua mãe, sendo homenageada e honrada pelo grande trabalho que prestou, por anos, ao município e à comunidade escolar.
Também me emocionei, porque eu sou um historiador que escrevo sobre a História local da minha cidade, Cabo Frio, tentando reavivar a memória e em defesa do patrimônio cultural municipal, mas, por poucas vezes, observei uma manifestação tão linda e generosa de amor ao município, como assistir hoje no desfile cívico, em Rio Bonito.
Outra manifestação que merece elogios e aplausos veio da empresa de abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Águas do Rio (antiga Cedae) que, durante todo o evento, disponibilizou dezenas de funcionários para servirem água às pessoas que foram tanto desfilar, como assistir ao desfile, de forma muito inovadora: os moços portavam algo parecido com uma mochila, mas, na verdade, era uma espécie de filtro que tinha uma pequena mangueira com a qual puxavam o copo descartável, também acoplado às suas costas, abriam uma pequena torneira, enchiam o copo e servia, com bastante educação e cortesia. Que sacada! Que ideia genial! Uma preocupação digna com o bem-estar da população!
Parabéns à Prefeitura de Rio Bonito, ao senhor Secretário Municipal de Educação, Adalmir Cardoso, à Secretaria Municipal de Educação (SME), às 41 escolas que desfilaram, aos colegas professores, à minha diretora, a psicopedagoga Maria Rosiléa Ouverney, que se empenhou e deu o seu melhor para que nossa escola desfilasse com grandeza e honradez!
Por fim, parabéns à cidade de Rio Bonito, por seus 176 anos! Parabéns aos munícipes, os rio-bonitenses, pela grandiosa festa cívica em honra, amor e respeito à sua lindíssima cidade! Todos, sem exceção, estão de parabéns!