POR QUE DEVEMOS APRENDER ESPANHOL?

Vamos fazer uma viagem pelo mundo hispânico

A crescente globalização da economia mundial e as privatizações que têm ocorrido na América Latina nos últimos anos são um alerta para que os profissionais brasileiros e hispano-americanos de todas as áreas procurem adquirir o mais rápido possível a capacidade de comunicação em diferentes idiomas.

No caso do Brasil, com a implantação do Mercosul, aprender espanhol deixou de ser um luxo para se tornar praticamente uma necessidade. Além do Mercosul, que já é uma realidade, temos ao longo de toda a nossa fronteira um enorme mercado, tanto do ponto de vista comercial como cultural.

Porém, esse mercado não fala o Português. Com a exceção de três pequenos países não hispânicos no extremo norte do continente (a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa), todos os outros países desse mercado falam espanhol.

Além da América do Sul, temos a América Central e o México, onde também predomina o idioma espanhol. Se quisermos interagir devidamente com esse mercado, teremos que aprender a língua e a cultura dos vizinhos.

A posição que a língua espanhola ocupa no mundo hoje é de tal importância que quem decidir ignorá-la não poderá fazê-lo sem correr o risco de perder muitas oportunidades na área comercial, econômica, cultural, acadêmica ou pessoal.

O espanhol é de extrema importância para a comunidade mundial da atualidade, não somente pelo fato de ser a língua-mãe de mais de 300 milhões de pessoas, na sua maioria concentradas em dois dos mais importantes continentes da nossa era (Europa e América), mas também por desempenhar um papel crucial em vários aspectos do mercado mundial contemporâneo.

Depois do inglês, o espanhol é a segunda língua mais usada no comércio internacional, especialmente nas América do Norte, Central e do Sul.

Profissional.

A maioria das pessoas que começam a aprender uma língua estrangeira tem como objetivo principal ampliar os seus horizontes profissionais. Estão cientes de que aprender um segundo idioma vai enriquecer seu processo de qualificação ou capacitação em suas carreiras.

O conhecimento de uma língua estrangeira pode fazer uma diferença na hora da contratação ou no momento de disputar uma promoção dentro de uma empresa. Portanto, a conexão entre o domínio de um idioma estrangeiro e o avanço na carreira profissional se torna cada vez mais tangível e óbvia com a crescente globalização da economia mundial.

Pessoal.

Enriquecimento de vida intelectual, acadêmica e pessoal com o aprendizado de um segundo idioma. Isso acontece mesmo com estudantes bastante jovens, que podem até nem gostar de assistir às aulas, preferindo passar seu tempo livre em outras atividades.

Só aprendendo compreenderão realmente o valor de poder ver o mundo por um prisma diferente daquele de sua língua nativa. Além de um universo completamente novo em termos de literatura, filosofia, historia, folclore, música, filme, cultura popular etc., que vai se abrir com cada idioma novo que aprendermos.

Quando estudamos um segundo idioma, não aprendemos apenas a descrever a nossa realidade convencional com sons novos e exóticos; aprendemos também a criar uma realidade completamente nova. O aprendizado de uma língua estrangeira pode ter consequência muito positivas no desenvolvimento profissional e na vida pessoal de uma pessoa.

E por que devemos aprender esta língua?

O mundo fala espanhol.

É a segunda língua mais falada do mundo. Mais de 300 milhões de pessoas falam espanhol. Ele perde em número de falantes nativos apenas para o chinês (mandarim), cuja projeção internacional, entretanto, não pode ser comparada com uma língua “mundial” como o inglês, espanhol ou francês. Uma curiosidade: há mais falantes de espanhol como língua nativa do que de inglês.

Língua oficial de muitos países.

O espanhol é a língua oficial de 21 países. São eles:

Espanha.................................Europa

Cuba......................................Caribe

Puerto Rico............................Caribe (Estado livre associado aos EUA)

República Dominicana..........Caribe

Guiné Equatorial....................Caribe México...................................Norteamérica

Guatemala.............................Centroamérica

Honduras...............................Centroamérica

El Salvador.............................Centroamérica

Nicarágua..............................Centroamérica

Costa Rica..............................Centroamérica

Panamá..................................Centroamérica

Venezuela...............................Sudamérica

Colômbia................................Sudamérica

Equador..................................Sudamérica

Peru........................................Sudamérica

Bolívia.....................................Sudamérica

Chile........................................Sudamérica

Argentina................................Sudamérica

Paraguai..................................Sudamérica

Uruguai...................................Sudamérica

• Norteamérica = América do Norte

• Centroamérica = América Central

• Sudamérica/Suramérica = América do Sul

• Latinoamérica: Se refere a todos os países ao Sul dos Estados Unidos

• Hispanoamérica: se refere aos países de falla espanhol en América

• Iberoamérica: Se refere aos países de América onde se fala espanhol e portugués

Importância Internacional.

O espanhol é, depois do inglês, a segunda língua mundial como veículo de comunicação internacional, especialmente no comércio, e a terceira língua internacional de política, diplomacia, economia e cultura, depois do inglês e do francês.

Popular como segunda língua.

Aproximadamente 100 milhões de pessoas falam espanhol como segunda língua. Nos Estados Unidos e Canadá, o espanhol é a língua estrangeira mais popular, a mais ensinada nas universidades e nas escolas primárias e secundárias.

O Mercosul.

Pela primeira vez na história, a América Latina está não somente vivenciando um dos mais altos graus de crescimento econômico, tecnológico e industrial, como celebra também o primeiro acordo comercial de âmbito continental. O Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai assinaram um acordo histórico, que efetivamente transforma esses quatro países em uma única zona comercial e econômica.

O espanhol é a língua oficial de três desses países e desempenhará um papel de suma importância para qualquer indivíduo ou companhia que queira ter acesso ao maior mercado da América do Sul. Se quisermos comprar algo dos nossos vizinhos sul-americanos, poderemos certamente usar o português. Porém, se quisermos que eles comprem nossos produtos, teremos que falar a língua deles.

Língua dos nossos vizinhos.

Todos os países que fazem fronteira com o Brasil têm o espanhol como língua oficial, com exceção apenas da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Isso é muito importante não somente do ponto de vista econômico e comercial como também cultural e até pessoal, já que compartilhamos culturas muito similares.

Afinal de contas, somos todos latinos, ibero-americanos.

O simples fato de países como o Chile e a Colômbia terem na sua literatura alguns dos melhores escritores que o mundo já produziu, muitos deles ganhadores do Prêmio Nobel de literatura – tais como Gabriela Mistral, Pablo Neruda e Gabriel Garcia Marques, entre outros – já seria motivo suficiente para termos interesse em aprender a língua em que suas obras foram escritas.

Turismo.

Um conhecimento razoável de espanhol fará uma grande diferença em qualquer viagem que um brasileiro faça a um país de língua espanhola. Poderemos aproveitar mais do país que visitarmos e teremos mais oportunidades de estabelecer amizades ou mesmo relações mais formais (intercâmbios econômicos, acadêmicos, científicos, etc.) se pudermos nos comunicar na língua de nossos anfitriões.

Penso que jamais devemos pensar que, simplesmente porque sabemos português, podemos compreender espanhol sem maiores problemas. Se isso fosse verdade, as seguintes frases seriam perfeitamente compreensíveis para a grande maioria dos brasileiros:

1 - iMira, qué monos son los cachorros Del oso!

2 - ¿Vende Ud. Tijeras para zurdo en esta tienda?

3 – La maja azafata me enseñó la butaca morada en el escaparate.

4 – Este zagal es el bizarro polizonte quien arrestó al presunto asesino.

5 – El maestro no tiene ropa y necesita un saco nuevo para ir a la fiesta.

¿VAMOS HABLAR EN ESPAÑOL?

Pedro Antonio Troche Gonzalez Cel.(11)99776-4044 WhatsApp pedrotrochegonzalez@yahoo.com

Pedro Antonio Troche Gonzalez
Enviado por Pedro Antonio Troche Gonzalez em 28/03/2022
Código do texto: T7482713
Classificação de conteúdo: seguro