Por que o príncipe Philip, casado há 73 anos com a rainha Elizabeth II, não é rei?
Pergunta que me foi feita hoje, por meu amigo Thales Henry: “Por que o príncipe Philip, que infelizmente faleceu hoje, mesmo depois de décadas casado com a rainha Elizabeth II, não utilizava o título de rei?”
Resposta:
"Foi a rainha Anne, a Favorita, que teve um reinado extremamente curto no século XVIII (1702-1714), que instituiu tal ato, como forma de “proteger” a linhagem. Então, a família Windsor decidiu que se um homem casa com a rainha, ele é impedido de receber o título de rei".
Para os monarquistas ingleses, o título de rei é mais importante do que o de rainha. Sendo assim, um rei fora da linhagem significaria uma mudança na linhagem do trono real - Philip seria a maior autoridade e não Elizabeth, que é a herdeira do trono-. Como maneira de proteger a ascendência dos Windsor, ficou proibido o uso do título de rei para pessoas de fora da linhagem.
A herdeira originária do trono inglês, por uma questão de Dinastia (Governo de família) que passa de forma hereditária, é a rainha Elizabeth II, não o seu esposo príncipe Philip, então na intenção de proteger o nome da família real, em relação à dinastia Windsor, não se pode dar o título de rei àqueles que se casam com a rainha, mesmo sendo ela a legítima herdeira do trono inglês.
Obs.: Escrito dia 10/04/2021, dia da morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, para responder a pergunta de um amigo, que me questionou sobre o porquê de Philip não ter o título de rei.