Todo dia deveria ser 20 de novembro

Esse texto é bem rápido! Não vamos delongar aqui ou ali sobre um tema que deveria estar na agenda social, política, econômica, cultural e religiosa do Estado Brasileiro. E para começar, vamos afirmar: "Sim, o Brasil é um país racista.

Sim, o racismo é um problema social e é dever de toda a sociedade promover uma luta antirracismo". E quando afirmamos "todas, todos e todes" é porque por um bom tempo foi veiculado que o racismo é um "problema dos negros". E aí nós perguntamos, como comunidade negra, "qual problema?". Sim, pois não foram as mulheres negras e os homens negros que construíram e consolidaram a ideia de uma superioridade baseada na cor da pele! Mas fomos NÓS, negros, que pautamos e reivindicamos um protagonismo negro na sociedade brasileira. Pois existimos e resistimos todos os dias!

Mesmo com o avanço do epistemicídio, com os inúmeros assassinatos de jovens negros dentro das comunidades de favelas, mesmo com os nossos corpos dilacerados e tombados pelos sistemas racistas, NÓS RESISTIMOS E EXISTIMOS! Então, por qual motivo as nossas existências e reivindicações políticas e sociais são lembradas no mês de novembro e silenciadas nos outros 11 meses? Para essa pergunta objetiva talvez tenhamos um monte de respostas subjetivas, calcadas e mergulhadas em um racismo histórico que forjou e alimenta a sociedade brasileira.

De certo, podemos afirmar que são históricas as lutas e reivindicações das populações negras contra todos os jugos das opressões racistas e preconceituosas que cunharam a "ideia" de raça com base das diferenças fenotípicas. E quanto afirmo que são históricas ao mesmo tempo lhes convido para um brevíssimo mergulho sobre a contextualização da gênese histórica, política, econômica, cultural e religiosa da nossa sociedade. Desde o século 16, quando aqui no Brasil aportaram mulheres negras e homens negros, vindos de África, na condição de escravos, a sociedade brasileira usou o racismo e a opressão como fio condutor de sustentação das suas estruturas e relações sociais. Estruturas e relações que subjugaram e objetificaram os corpos negros e os condicionam à inferioridade e à marginalização social.

Tal fato ainda é perceptível, na contemporaneidade, nos espaços de trabalho, no corpo docente das instituições públicas e privadas, nos espaços culturais, religiosos e econômicos. E, como bem já mencionei em outras escrevivências, a sociedade brasileira vive sob a glorificação de um passado e de uma história coloniais e usa todos os artifícios possíveis para marginalizar, invisibilizar e estigmatizar os corpos, culturas e tradições negras. Por isso, defendemos que dentro da uma estrutura racista e opressora, como a que vivemos, todos os dias e meses do ano deveriam ser 20 novembro. Pois talvez assim possamos vislumbrar a possibilidade da construção de estruturas antirracistas em um país que tem a segunda maior população negra do mundo e maior fora do continente africano.

Como bem pontua Grada Kilomba, em seu livro Memórias da plantação, "Só quando se reconfiguram as estruturas de poder é que as muitas identidades marginalizadas podem também, finalmente, reconfigurar a noção de conhecimento" (2020: 13), aceitando a afirmação da escritora portuguesa podemos compreender que, para mudar as estruturas racistas que compõem a sociedade brasileira, precisamos também reconfigurar as pessoas que compõem as estruturas sociais políticas e econômica em nosso país. Por essa razão pautamos e reivindicamos um protagonismo negro, reivindicamos uma memória nacional que visibiliza as resistências negras. Reivindicamos Zumbi como o nosso herói nacional.

(Texto publicado na revista digital "Dom Total")

Mariana Gino historiadora e teóloga
Enviado por Lu Mendes em 20/11/2020
Reeditado em 20/11/2020
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