LIMITES DO CONHECIMENTO
Crenças limitantes




Tenho observado que alguns céticos, que acreditam que no que acreditam é o que é melhor para se acreditar; e que os outros, que acreditam diferente, são dominados pelo que chamam de CRENÇAS LIMITANTES.

Então fui agora no Google, perguntar o que pode significar mais especificamente esse termo crença limitante; eis o que me trouxe:


GOOGLE: "Crença limitante é algo em que você acredita e que limita você de alguma forma. Alguns exemplos: Não sou bom em matemática por isso não posso fazer faculdade de engenharia. Nunca vou emagrecer porque não tenho disciplina para manter a dieta e praticar exercícios."


Pois então, não é diferente na questão religiosa. Sempre seremos limitados àquilo que buscamos, que procuramos, que aprendemos, que nos foi ensinado, que nos agarramos para viver, sobreviver, superar; somos dominados por aquilo que acreditamos.

Então posso dizer que essa coisa de 'crença limitante' é muito relativo e vai de pessoa a pessoa. Cada um tem a sua 'crença limitante'. Pois o que somos senão pessoas em extremo limitadas? Não dominamos todo o conhecimento que existe no mundo. Apenas adquirimos com a vida que levamos, os aprendizados, as experiências, que trazem em nós o conhecimento que nos ajuda a reger nossa vida, com sabedoria ou com mediocridade. Com inteligência emocional ou com ignorância da capacidade criativa que todos nós podemos desenvolver, mas tem todos conseguem, porque cada um tem sua limitação. E nem todos querem saber mais do que o simples necessário para a sobrevivência cotidiana, normal, sem muitas buscas. Apenas seguir o que a vida lhe trás, sem muitos questionamentos; seguem, como gado, vivendo o que se lhes apresenta, pois sua capacidade de raciocínio chegou até ali e é o que conseguiu...

Quem pode dizer que minha crença é limitante, senão eu mesma?
Posso dizer que uma sociedade tem crenças limitantes, quando vejo que são dominados pelo preconceito, controlados pelo medo, pela disseminação da ignorância, que não permite que outros conhecimentos sejam inseridos.

Eu cresci dentro de uma doutrina cristã, que poderia ter sido limitante, porém me levou a querer saber mais e mais do que se me era dito. A sede de conhecimento, a necessidade de ler e ler e ler, foi dominante em minha vida. Sempre li, e muito, e sobre todos os assuntos que considerei interessantes para meu desenvolvimento pessoal, emocional, de vida cotidiana, aprendizados para melhor desenvolver minhas responsabilidades. Foram tempos bons, onde ler era mesmo um lazer, um hobby e que me estimulava a ter uma vida mais tranquila e agradável, no dia a dia rotineiro, quando eu me achava sem graça.


Sobre religiosidade, espiritualidade, sou bem mística e esotérica. Sempre gostei de ler sobre astrologia, numerologia, musicoterapia; porém o cristianismo é meu ponto de base principal para o exercício da minha fé no universal divino, onde o amor, o respeito, a fraternidade, solidariedade, honestidade, empatia, honestidade, são os pilares para que minha fé na humanidade prevaleça. Pois creio em Deus, e em tudo o que Jesus Cristo foi, e continua sendo, como EMANUEL, Deus conosco, e essa fé e crença não é nada limitante. Muito pelo contrário. Me faz acreditar no impossível, em milagres, na Justiça e Providência Divinas para a cura dos males da humanidade.

Agora se uso algumas técnicas de meditação para exercer minha fé e ampliar minha capacidade cognitiva com o Universo, é coisa que eu decido, que eu pratico se considerar que pode me ajudar. Afinal, sendo cristã, creio nos conhecimentos adquiridos pela humanidade. E vou selecionando o que me apraz, o que me ajuda a vencer minhas limitações, medos, dificuldades.

Atualmente estou praticando Grabovói. Mas gosto das terapias com o Reiki, como as de Barras de Access. Sou um ser em profundo aprendizado de si mesmo. E o mundo é meu campo de pesquisas. Preciso do que já foi aprendido, experimentado, traduzido, disponibilizado ao conhecimento humano. E o que vejo que pode me ajudar nessa busca, não preconceituo= vou e vejo, leio, analiso, e decido se vai me servir ou não.


Crenças limitantes não permitem que as pessoas vão buscar mais conhecimento fora daquele conhecimento limitado. Acho que algumas religiões são bem assim. As pessoas não são ensinadas a pensar por si mesmas, a serem críticas. São doutrinadas a pensar no que lhes é trazido, mastigado, sem muito direito a questionamentos.

Eu não quero e nunca quis isso pra mim.
Sempre fui atrás de MAIS, muito MAIS....



((Jeremias 17:5: Maldito o homem que confia no homem, e... Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!))

= Eis ai, o que nos diz a Palavra Bíblica, que tantos censuram, sem ter profundo conhecimento sobre ela, pois a leem como a um livro comum. Mas não é. É cheia de sabedoria que vem do Alto, que vem do Senhor nosso Deus, que tudo sabe, que tudo vê, e nos ensina a buscar o conhecimento, a inteligência, a sabedoria. E resumidamente nos apresenta, por meio da Bíblia, o suprassumo do conhecimento espiritual e humano.

Bem aventurados os que buscam, os que conseguem alcançar o conhecimento para crer que a Bíblia tem coisas muito sábias a nos ensinar. E que Jesus Cristo realmente veio como marco divisor dos preconceitos humanos, nos trazendo o ensinamento sobre o que seja amar, pois somente através do amor se pode alcançar a salvação das vidas humanas, aprisionadas nas carnalidades viciosas dos pecados capitais, que escravizam e levam a vidas cheias de dores, medos, prisões emocionais, mentais, espirituais.


Como nos é dito em Provérbios
= Provérbios 2
"…3
e, se clamares por entendimento, e por inteligência suplicares, aos brados; 4 se buscares a sabedoria como quem procura a prata, e como tesouros escondidos, 5 então, compreenderás o que significa o temor do SENHOR e acharás o conhecimento…"



Por isso digo: não venha me dizer em que, ou no que eu devo crer; no que eu devo fazer para ser mais espiritualizada. Não venha menosprezar o que eu já tenho de saber dentro de mim. Porque sempre será uma decisão entre mim e DEUS!


No mais, DEUS vai abrindo as portas, os caminhos, para eu alcançar o que busco = servir a Deus com sabedoria e entendimento, com amor e responsabilidade; sempre fazendo o bem, buscando me amar, amar aos meus próximos e julgar o menos possível, mas compreender, para poder ajudar, e aceitar ajuda, sem me deixar dominar por 'crenças limitantes' rs...



 
Maria Tereza Bodemer
Enviado por Maria Tereza Bodemer em 26/08/2020
Reeditado em 26/08/2020
Código do texto: T7046488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.