Primeiros formandos em Direito de Gurupi e do Estado do Tocantins /Turma Jacinto Nunes – FAFICH - Julho de 1989

Na construção da UnirG | Moura Lima mostra a verdadeira história e nomes da primeira turma de Direito da Fafich e do Tocantins

9 de maio de 2019 - 17:034 Minuto de Leitura

Atitude Tocantins

O renomado escritor romancista e primeiro orador dos formandos de Direito da UnirG, Moura Lima, abriu parte de seus arquivos ao Portal Atitude e comentou sobre a formação da primeira turma de Direito da Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas de Gurupi, denominada Jacinto Nunes da Silva, em julho de 1989, que teve como paraninfo o primeiro governador do Tocantins, Siqueira Campos, Dona Dolores Braga Nunes como Patronesse e Dr. Moisés Avelino (na época deputado federal) como Patrono, no período em que o Dr. Lázaro Francisco Mundim exercia a presidência da Fundação. “Faço aqui um apelo aos dirigentes da Unirg, que restaure a placa da primeira turma de Direito de Gurupi, e, do Estado do Tocantins”, cobrou Moura Lima em entrevista ao Portal Atitude. Confira!

por Wesley Silas

Nos últimos anos têm ocorrido alguns equívocos sobre a primeira turma de formados em Direito no Estado do Tocantins pela Fafich, hoje UnirG. Para mostrar a verdadeira história, sem maquiação, pois teve advogados que se formaram na terceira turma, mas se dizem na primeira em encontro de egressos ignorando a Ata de Colação de Grau, o escritor Moura Lima e orador da primeira turma mostra os pioneiros que ajudaram a construir a verdadeira história da UnirG.

“Para falarmos da criação da FAFICH, em primeiro lugar, como orador da primeira turma, e testemunha presencial da fundação, torna-se imperioso, que reportemos aos fatos da politicalha. Vejamos, na (era) Jacinto, Governo pisava de leve no solo gurupiense. O senhor Íris Resende, então governador de Goiás, para pirraçá-lo, colocou uma faculdade em Porangatu, pulou Gurupi e colocou outra em Porto Nacional. O Comandante Jacinto não aceitou a humilhação, e no silêncio da noite trabalhou; ao romper do dia, para o espanto e desespero do governador, estava criada a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi-FAFICH, e, consequentemente, criado o primeiro curso de Direito do Norte de Goiás”, disse o escritor Moura Lima.

Segundo Moura Lima, a primeira turma, conforme Ata da Colação de Grau, e boletim do MEC, unidos, numa justa homenagem, ao Comandante Nunes, se autodenominou-Turma Jacinto Nunes, e lutou bravamente ao lado do prefeito, para a consolidação da FAFICH, que deu suporte para a criação da Universidade Regional de Gurupi-UNIRG, hoje, uma voz de esperança educacional e tecnológica para o Norte do Brasil. Vejamos a lista dos formandos:

Primeiros formandos em Direito de Gurupi e do Estado do Tocantins /Turma Jacinto Nunes – FAFICH - Julho de 1989

1- ACIDONE CÂMARA PORTILHO

2 -ADARI GUILHERME DA SILVA

3 - ARLENE SILVA BAYMA

4 - AVELINA DARLENE NASCIMENTO MAGALHAES

5 - BRAULIO GLÓRIA DE ARAUJO

6 - CARLA SCHMITT

7 - CARLOS CESAR DE SOUSA

8 - DOURACY ARAUJO DOS SANTOS

9 - EDISON DE SOUZA PARENTE

10- EDNA OLIVEIRA MACIEL

11 -EDVALDO BEZERRA COELHO

12 -FRANCISCA CARNEIRO ARAUJO

13 -JOSE TITO DE SOUZA

14 -KLEBER BUCAR BARREIRA

15 -LEILAMAR MAURILIO DE OLIVEIRA DUARTE

16 -LIDIO CARVALHO DE ARAUJO

17 -LÚCIA HELENA DA SILVA NOVAIS CAMARGOS

18 -MARCIA MIRANDA DE OLIVEIRA

19 -MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES HOFFMANN

20 -MARIA DA GRAÇA LUZ E SILVA

21 -MARIA TEREZA MIRANDA CIOTTI

22 -MARY NALVA FERREIRA DE MIRANDA E SOUZA

23 -MIGUEL APARECIDO DA SILVA

24 -MONICA HELENA LUDWIG

25 -FRANCISCA VANDAIR DE ABREU

26 -FRANCISCO JOSE DE OLIVEIRA MAGALHÂES

27 -GERALDO DIVINO CABRAL

28 -HAIDE GIBIM DE OLIVEIRA

29 -HELIENE FERREIRA DE MIRANDA ABREU

30 -IRENE RODRIGUES DA SILVA

31 -JERÔNIMO RIBEIRO NETO

32 -JOÃO DA CRUZ GOMES FEITOSA

33 -JUCELI APARECIDA DE SOUZA GONÇALVES

34 -JORDELINO ROSAL VES DE ALMEIDA

35 -JORGE LIMA DE MOURA

36 -JOSE MARTINS DE OLIVEIRA

37 -NEY LUZE SILVA

38 -NEUSIM DE OLIVEIRA CAVALCANTE

39 -OSMARTA FORNARI

40 -PEDRO CARNEIRO

41 -PEDRO PEREIRA CARVALHO

42 -TELMA PEREIRA DE SOUZA

43 -VALDINEZ FERREIRA DE MIRANDA

44 -VERONICE CARDOSO DOS SANTOS

45 -VILMAR GOMES MENDONÇA

46 -WALDOMIRO FERNANDES AMORIM

“Naquela época, a luta foi titânica, pois, vivíamos como formiga, com a mala na cabeça, uma hora no colégio Arizinho, outra no colégio Positivo, e os políticos por cima serrando maquiavelicamente, para fechar a Fafich. Aqui também abro um espaço, para homenagear a 2.º e 3.º turma, que continuaram a consolidação da Fafich”, disse Moura.

Durante a comemoração da formatura houve várias passagens históricas, uma delas envolveu Ney Luz (in-memorian) que saiu do Colégio Arizinho e seguiu até a Praça Santo Antônio correndo a pé com uma bandeira do Brasil acompanhando a carreta na frente dos carros.

“Não podemos esquecer-nos de homenagearmos os colegas da primeira turma, que partiram para o Oriente Eterno: Acidone Câmara Portilho (Policia Rodoviária Federal), Joceli Aparecida de Souza Gonçalves (Emérita Educadora), e, a figura folclórica da nossa cidade, o colega Ney Luz e Silva”, lembra Moura Lima.

“E, por último, faço aqui, um apelo aos dirigentes da Unirg, que restaurem a placa da primeira turma de Direito de Gurupi, e, do Estado do Tocantins, que foi descerrada pelo governador Siqueira Campos e o Prefeito João Cruz, conforme fotografia exposta, para o bem, e o resgate da verdadeira história da FAFICH e da UNIRG. Portanto, genuflexos e confiantes – “podemos dizer ao Brasil, que Gurupi não tem memória curta”. Cobrou o primeiro orador da turma de Direito da Unirg.

www.atitude Tocantins