O dia que a Arte despiu a Mente dos Espectadores

Breve explanação sobre Ideias, Artes, Ideário e Sociedade:

Por Ideias, entende-se o que é formulado no campo imaginário, uma verve em forma de projeto espacial e muito provável, daquilo que se pretende executar. No meio social, um profissional que milita constantemente com essa teoria é o arquiteto, pois, primeiramente pensa a criação espacial, para em seguida, traçar a geometria do imaginado no papel. Como disse Einstein: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará a seu tamanho original". O físico disse isso por que, pelo fato dos humanos terem a faculdade de pensar, ainda que não concretize, constantemente estão formulando ideias e alargando os horizontes racionais da mente, investindo na valorização do corpo e buscando, incessantemente, a elevação da alma.

A arte por sua vez, a grosso modo, é a maneira artística dos humanos expressarem suas emoções, sentimentos, história, beleza estética, a harmonia, a cultura e o equilíbrio da "peça" a partir das ideias. As artes são representadas pelas imagens, fotografias, signos e o objeto materializado, propriamente dito. A primeira lei do Direito pontua que as leis emanam do povo, em defesa do povo e para o povo. Analogamente, as artes emanam da sociedade, para uma profunda reflexão social sobre a mesma sociedade, a qual emanou a arte.

Em linhas gerais, ideário pode ser entendido como o conjunto de ideias e a implantação das mesmas, em forma de arte. Portanto, ideário é a arte finalizada e posta em prática. Por exemplo, uma exposição é o ideário do propositor, juntamente com o organizador e curador da obra artisticamente idealizada.

Basicamente, no reino animal, impossível é o vivente sobreviver isoladamente; motivo dos ocupantes de determinado espaço geográfico unirem-se gregariamente em grupos e bandos, formando as populações de espécies. No caso dos humanos, a população é formada pelo agrupamento de indivíduos, cuja "finalidade é usufruir socialmente do bem comum". Dotadas de discernimento, sabedoria e racionalidade, assim posto, as sociedades humanas são "organizações supostamente civilizadas" que se unem em prol do trabalho e uso do bem comum; e primando pela harmonia grupal, a igualdade e justiça é regida por um conjunto de leis e regras. Será mesmo que essa ideia é aplicável ao meio social brasileiro?

© obvious: http://obviousmag.org/ministerio_das_letras/2017/09/o-dia-em-que-as-ideias-contrariaram-a-arte.html#ixzz4uNjXiakC

Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 02/10/2017
Código do texto: T6131149
Classificação de conteúdo: seguro